Postagem em destaque

CURVATURA DA TERRA

Terra: formação geoide, muito próxima de uma esfera. SOBRE A CURVATURA DA TERRA Vejam nestes links que ajudam: https://www....

10 abril 2024

SOLARIS

SOLARIS (livro)


"Nós não precisamos de outros mundos.

Nós precisamos de espelhos.

Nós não sabemos o que fazer com outros mundos.

Um único planeta, o nosso, nos é suficiente;

mas nós não conseguimos aceitar isso do jeito que é."

Stanislaw Lem




Solaris é um romance de ficção científica escrito em 1961 pelo autor polonês Stanisław Lem. Narra a saga de uma equipe de cientistas em uma estação de pesquisa enquanto eles tentam entender uma inteligência extraterrestre, que assume a forma de um vasto oceano em um planeta alienígena chamado Solaris.


SOLARIS (filme)


Poster do filme "SOLARIS" de 1972.


Cena final do filme SOLARIS de 1972 - Diretor Andriej Tarkovski.




Solaris (em russo: Solyaris; cirílico: Солярис) é um filme soviético de 1972 de drama e ficção científica dirigido por Andrei Tarkovski com roteiro de Fridrikh Gorenshtein e do próprio Tarkovsky baseado no romance Solaris, do escritor polonês Stanisław Lem. O filme foi a tentativa de Tarkovsky de trazer uma nova profundidade emocional aos filmes de ficção científica; ele viu a maioria das obras ocidentais do gênero como superficiais devido ao seu foco na invenção tecnológica.


Sinopse

A trama gira em torno de uma estação espacial orbitando o planeta fictício Solaris, onde uma missão científica foi paralisada porque a tripulação de três cientistas entrou em crise emocional. O psicólogo Kris Kelvin (Banionis) viaja até a estação para avaliar a situação, apenas para encontrar os mesmos fenômenos misteriosos que os outros.


Produção

Stanisław Lem quase não permitiu a adaptação de Tarkovski, uma vez que o diretor russo inicialmente insistia em retirar do roteiro toda a alusão à ficção científica, o que desagradou profundamente o escritor polonês. Tarkovski teria cedido, e a ação se dá principalmente em uma estação espacial que orbita Solaris.



*   *   *   *   *

Nenhum comentário:

Postar um comentário