Eu estava fazendo uma viagem de carro de cerca de 120 km, desde a cidade de Soluq, localizada ao sul de Benghazi, até AlGuriyah, localizada a nordeste de Benghazi, quando o evento teve início.
Em certo momento durante a viagem, quando estava entre as cidades litorâneas de Darianah e AlGuriyah num ponto situado cerca de 60 km a nordeste de Benghazi, tive de estacionar por cerca de 40 minutos à beira da estrada pois não havia mais condições de trafegar com segurança. Foi quando fiz o registro em vídeo da tempestade (abaixo).
Vídeo: Tempestade de areia na Líbia em 2010. Eu estava em algum lugar entre Darianah e AlGuriyah na Líbia dentro de um Optra GM. Hora do vídeo 12:30 horas / Video: Sand Storm in Libya 2010. I was anywhere between Darianah and AlGuriyah in Libya inside an Optra GM car. Video time 12:30 hours.
Essa intensa tempestade de areia começou por volta de 11:30 horas e aconteceu no sentido do continente para o mar e durou cerca de uma hora e meia. O registro foi feito por volta de 12:30 horas e somente pude prosseguir a viagem após o evento começar a diminuir de intensidade.
Ao longo do trajeto pude presenciar muitos acidentes com veículos, causados pela pouca visibilidade durante a tempestade de areia.
Veja também esta outra postagem: LÍBIA 2011 - EU ESTIVE LÁ / LIBYA 2011 - I WAS THERE.
O que é Tempestade de Areia
Uma tempestade de areia ou tempestade de poeira é um dos fenômenos denominados litometeoros e ocorre quando a umidade relativa do ar é mais baixa que 80% permitindo a suspensão de partículas em sua maioria sólidas mas não aquosas pelo ar. O resultado pode ser a Névoa seca, Tempestade de areia (ou poeira), Turbilhão de areia (ou poeira).
A "Tempestade de Poeira" propriamente dita se trata de uma grande massa de partículas de poeira ou areia deslocada por ventos turbulentos e fortes, elevadas do solo até a uma altura considerável. Algumas vezes esses fenômenos são provocados por redemoinhos de vento (dust devils).
São mais freqüentes em regiões com grande quantidade de areia e baixa umidade, como desertos.
Tempestades de areia são vistas na patagônia argentina, nas grandes planícies norte-americanas (década de 1930), no oriente médio, na Austrália e na Ásia central, além do deserto do Saara.
Fonte: Wikipedia.
* * *
Nenhum comentário:
Postar um comentário