Postagem em destaque

CURVATURA DA TERRA

Terra: formação geoide, muito próxima de uma esfera. SOBRE A CURVATURA DA TERRA Vejam nestes links que ajudam: https://www....

26 outubro 2014

HOTEL CALIFORNIA (EAGLES)... Road to hell

Nos versos de "Hotel California" está oculto o roteiro de uma viagem ao Inferno, para um mundo de luxúria, sexo, drogas e riqueza. A passagem entre o Paraíso e o Inferno é descoberta de forma inesperada, no meio de uma rodovia deserta (a road to Hell) enquanto a noite cai. A música "Hotel California" é uma das faixas do álbum de mesmo nome "Hotel California" da banda norte-americana "Eagles", lançado 1976.

"Bring your alibis" - "Tragam seus álibis". 1969 foi o ano do lançamento do álbum "Stand Up" do Jethro Tull. "A Besta não pôde ser morta".

EAGLES: "Hotel California" - 1976.

EAGLES

Line up: Don Henley, Glenn Frey, Don Felder, Joe Walsh, Randy Meisner.

Hotel California
On a dark desert highway, cool wind in my hair
Warm smell of colitas, rising up through the air
Up ahead in the distance, I saw a shimmering light
My head grew heavy and my sight grew dim
I had to stop for the night

There she stood in the doorway
I heard the mission bell
And I was thinking to myself
This could be heaven or this could be hell

Then she lit up a candle and she showed me the way
There were voices down the corridor
I thought I heard them say

Welcome to the Hotel Califórnia
Such a lovely place
Such a lovely place
Such a lovely face
Plenty of room at the Hotel Califórnia
Any time of year
Any time of year
You can find it here

Her mind is tiffany-twisted, she got the mercedes-benz
She got a lot of pretty, pretty boys, that she calls friends
How they dance in the courtyard, sweet summer sweat
Some dance to remember, some dance to forget

So I called up the captain
"Please, bring me my wine"
He said: "we haven't had that spirit here since nineteen sixty-nine"
And still those voices are calling from far away
Wake you up in the middle of the night
Just to hear them say

Welcome to the Hotel Califórnia
Such a lovely place
Such a lovely place
Such a lovely face
We're livin' it up at the Hotel Califórnia
What a nice surprise
What a nice surprise
Bring your álibis

Mirrors on the ceiling
The pink champagne on ice
And she said: "we are all just prisoners here, of our own device"
And in the master's chambers
They gathered for the feast
The stab it with their steely knives
But they just can't kill the beast

Last thing I remember, I was
Running for the door
I had to find the passage back
To the place I was before
"Relax", said the night man

"We are programmed to receive
You can check out any time you like
But you can never leave!"

Hotel California - EAGLES - 1976.

O exemplar de 9 de novembro de 2007, do London Daily Mail continha a seguinte declaração de Don Henley: “Algumas das interpretações mais radicais de  Hotel California têm sido extraordinárias. Ela era sobre os excessos da cultura americana e de certas garotas que conhecíamos. Mas também era sobre a dificuldade de se encontrar o equilíbrio entre a arte, sexo e negócios.” e Glenn Frey comentou que “A imprecisão é a ferramenta básica dos compositores de canções”. Assim, não é de se estranhar que a música comece de forma imprecisa: uma rodovia deserta no meio do nada. Enquanto a percorre, o personagem da música sente o cheiro de “colitas”, no segundo verso, e aí está a primeira pista do misterioso sentido da música: colitas, no México, são brotos de folhas de maconha. O próprio Glenn Frey disse ao SF Chronicle em 2003 que a referência era à maconha, e acrescentou: “Aquele foi uma época sombria e estranha de minha vida” (notar que essa frase é dita no final do filme O Clube Da Luta, após a explosão do centro comercial). A cabeça pesada e o escurecimento da visão podem ser devidos ao uso de marijuana ou heroína (ou qualquer outra droga, pois Hotel California aborda genericamente a questão das drogas no mundo sedutor da indústria musical de Hollywood, com suas tentações centradas em dinheiro, mulheres e drogas) e a ida ao local de pernoite é recheada de palavras que apontam para o uso de drogas. A “ela” que o guiará pelo Hotel pode ser um anjo ou a recepcionista do Inferno, ou até uma má notícia embrulhada para presente. É bem provável que seja a recepcionista do Inferno, pois o som dos sinos da missão californiana de San Miguel Arcángel não estão vindo do mesmo lugar.

A vela que “ela” acendeu pode ser várias coisas – nenhuma delas legal – ou talvez um simples cigarro. De qualquer forma, “ela” o está guiando através da nova experiência. E “ela” o leva por um corredor em que várias vozes lhe dão as boas-vindas, essas vozes são as tentações da armadilha da indústria musical californiana na qual os Eagles caíram por engano – é isso que significa o refrão da música, o Hotel California não é real, é apenas uma metáfora que também fala sobre a comodidade de acessar idéias, sensações e memórias de forma artificial, através das drogas, assim como frutas podem ser conservadas em sistemas de refrigeração e consumidas em qualquer época do ano “EM QUALQUER ÉPOCA DO ANO, VOCÊ PODE NOS ENCONTRAR AQUI”. A cabeça d”ela” está Tiffany twisted, ou seja cheia de idéias sobre comprar jóias e coisas caras, a Tiffany é uma famosa joalheria ou também pode ser um turbante de seda. É o consumismo, a luxúria, o excesso. “Ela” tem um belo corpo, com as curvas do Mercedes, outra referência à pompa, que também pode se referir à canção de Janis Joplin ou ao mal que aflige mergulhadores que voltam à superfície muito rapidamente e sofrem a narcose do nitrogênio, perdendo a noção da realidade. No caso da garota, “ela” está intoxicada pelo materialismo e arrasta consigo, em sua dança promíscua, seus parceiros sexuais – também uma referência ao amor livre e sem preconceito “Ela tem muitos lindos, Lindos Rapazes,/Aos Quais Chama de Amigos/Como Dançam no Pátio, Doce Suor de Verão.” Todos dançam para lembrar ou esquecer, provavelmente, uma referência ao uso de drogas – não vejo sentido para a interpretação literal de “Alguns dançam Para Lembrar, Outros Para Esquecer”. A estrofe seguinte é polêmica. Contém as palavras “vinho” e “espírito” que não combinam, pois só bebidas destiladas possuem “espírito. Em 2009, Don Henley afirmou que os Eagles não estavam falando sobre bebidas, e sim sobe política, e que a discussão era tola, encerrando o assunto. Mas a estrofe cita uma data, 1969, o ano do lançamento do álbum Stand Up, do Jethro Tull.

A partir de 1969, após Woodstock e Altamont, o movimento Power Flower iniciou a apresentar fortes sinais de decadência perante a exploração comercial da música e das artes em geral. As vozes que cantam o refrão estão simplesmente fazendo um convite para que se adentre esse mundo devasso do sucesso comercial, vícios e prostituição. Mas tudo deve ser feito de forma discreta, nunca explicitamente “bring your alibis” TRAGAM SEUS ÁLIBIS. Jimi Hendrix achou-se em um quarto cheio de espelhos e precisou quebrá-los, para acabar com a exposição em excesso, os Eagles constataram a existência desses espelhos e tentaram quebrá-los, mas havia champanhe rosado na festa do Mestre e apesar de apunhalada, a Besta não pôde ser morta. Mais uma vez, prostituição e drogas. Champanhe, a bebida oficial das prostitutas, e lâminas para preparar drogas em pó (como a cocaína) para consumo. Conclusão: Hotel California quer passar uma mensagem sobre o hedonismo do estilo de vida hollywoodiano, descrevendo as consequências da fama e do sucesso como um mergulho num mundo de vícios e prostituição do qual não se pode sair: “Você pode Fechar A Conta sempre que desejar,/Mas nunca pode partir!/, ou seja, depois de passar um tempo no Hotel, você será sempre um hóspede, mesmo que não esteja mais lá. Don Henley chegou a dizer que a canção era uma jornada da inocência à experiência – jogando uma bomba de fumaça sobre o assunto, ao referir-se à coletânea de poemas de William Blake: Songs of Innocence And Songs Of Experience, talvez para afastar o espírito indesejado da canção We Used To Know, do Jethro Tull. Quem tiver ouvidos para ouvir, que ouça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário