Postagem em destaque

CURVATURA DA TERRA

Terra: formação geoide, muito próxima de uma esfera. SOBRE A CURVATURA DA TERRA Vejam nestes links que ajudam: https://www....

24 abril 2012

ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA


 
Observação: Líquido compressível também é reconhecido em muitos lugares como líquido comprimido.
Estados da matéria - são conjuntos de configurações que objetos macroscópicos podem apresentar. O estado físico tem a relação com avelocidade do movimento daspartículas de uma determinadasubstância. Canonicamente e segundo o meio em que foram estudados, são três os estados ou fases considerados: sólido, líquido e gasoso. Outros tipos de fases damatéria, como o condensado de bose-einstein ou o  plasma são estudados em níveis mais avançados de física. As características de estado físico são diferentes em cada substância e depende da temperatura e pressão na qual ela se encontra.
Os estados físicos da matéria
Há muitas discussões sobre quantos estados da matéria existem, porém as versões mais populares atualmente são de que amatéria somente tem três estados: sólido, líquido e gasoso. Mas há também outros que, ou são intermediários ou pouco conhecidos. Por exemplo: os vapores, que nada mais são uma passagem do estado líquido para o gasoso na mesma fase em que o gás, porém quando está em estado gasoso, não há mais possibilidade de voltar diretamente ao estado líquido; já quando em forma de vapor, pode ir ao estado líquido, desde que exista as trocas de energia necessárias para tal fato. Por isto que diz comumente "vapor d'água".
O Plasma é o estado em que a maioria da matéria se encontra no universo. Neste estado há uma certa "pastosidade" da substância, que permite uma maior e melhor resposta quando recebe informações decodificadas pelos feixes de luz emitidos pelos componentes da TV. Sabe-se que qualquer substância pode existir em três estados: sólido, líquido e gasoso, cujo exemplo clássico é a água que pode ser gelo, água em estado líquido e vapor de água. Todavia há muito poucas substâncias que se encontram nestes estados, que se consideram indiscutíveis a difundidos, mesmo tomando o Universo no seu conjunto. É pouco provável que superem o que em química se considera como restos infinitamente pequenos. Toda a substância restante do universo subsiste no estado denominado plasma.
No estado sólido considera-se que a matéria do corpo mantém a forma macroscópica e a posição relativa de sua partícula. É particularmente estudado nas áreas da estática e da dinâmica.
No estado líquido, o corpo mantém a quantidade de matéria e aproximadamente o volume; a forma e posição relativa da partículas não se mantém. É particularmente estudado nas áreas da hidrostática e da hidrodinâmica.
No estado gasoso, o corpo mantém apenas a quantidade de matéria, podendo variar amplamente a forma e o volume. É particularmente estudado nas áreas da aerostática e da aerodinâmica.
O condensado de Bose-Einstein possui características, de ambos, estado sólido e estado líquido, como supercondutividade e super-fluidez, porém, é encontrado em temperaturas extremamente baixas (próximas ao zero absoluto), o que faz com que suas moléculas entrem em colapso. É particularmente estudado na área da mecânica quântica.
O condensado fermiônico também possui caracteristicas de ambos.
O Superfluido de Polaritons é um estado novo.
Outros estados da matéria
Existem outros possíveis estados da matéria; alguns destes só existem sob condições extremas, como no interior de estrelas mortas, ou no começo do universo depois do Big Bang.
Mudanças de fase
Como a cada uma destas fases de uma substância corresponde determinado tipo de estrutura corpuscular, há vários tipos de mudanças de estruturas dos corpos quando muda a fase, ou de estado de aglomeração, da substância que são feitos. A mudança de fases ocorre conforme o diagrama de fases da substância. Mudando a pressão ou a temperatura do ambiente onde um objeto se encontra, esse objeto pode sofrer mudança de fase.
  • Fusão - mudança do estado sólido para o líquido.Existem dois tipos de fusão:
    • Gelatinosa - derrete todo por igual; por exemplo o plástico.
    • Cristalina - derrete de fora para dentro; por exemplo o gelo.
  • Vaporização - mudança do estado líquido para o gasoso. Existem três tipos de vaporização:
    • Evaporação - as moléculas da superfície do líquido tornam-se gás em qualquer temperatura.
    • Ebulição - o líquido está na temperatura de ebulição e fica borbulhando, recebendo calor e tornando-se gás.
    • Calefação - o líquido recebe uma grande quantidade de calor em período curto e se torna gás rapidamente.
  • Condensação - mudança de estado gasoso para líquido (inverso da Vaporização).
  • Solidificação - mudança de estado líquido para o estado sólido (inverso da Fusão).
  • Sublimação - um corpo pode ainda passar diretamente do estado sólido para o gasoso.
  • Re-sublimação - mudança direta do estado gasoso para o sólido (inverso da Sublimação).
  • Ionização - mudança de estado gasoso para o estado plasma.
  • Desionização - mudança de estado plasma para estado gasoso (inverso de Ionização).

Nenhum comentário:

Postar um comentário