Postagem em destaque

BRAVE NEW WORLD / ADMIRÁVEL MUNDO NOVO / UN MUNDO FELIZ (Part 2 of 2)

THE MIKE WALLACE INTERVIEW - GUEST: ALDOUS HUXLEY - 05/18/1958. ENTREVISTA DE MIKE WALLACE -  CONVIDADO: ALDOUS HUXLEY - 18/05/1958....

21 setembro 2025

RENAULT TURBO ENGINE V6 RS01 F1 (Part 2 of 2)

O Renault RS01 foi o primeiro carro de Fórmula 1 a ser equipado com um motor turboalimentado. Foi também o primeiro a utilizar pneus radiais, fornecidos pela Michelin. Projetado por André de Cortanze e Jean-Pierre Jabouille, estreou no Grande Prêmio da Grã-Bretanha de 1977. As regras da F1 na época permitiam motores de 3,0 litros naturalmente aspirados, com uma cláusula para um motor de 1,5 litro superalimentado ou turboalimentado. Nenhuma das equipes seguiu esse caminho, mantendo-se fiéis aos motores Ford Cosworth DFV, enquanto Ferrari, Matra e Alfa Romeo se concentraram no desenvolvimento de motores Flat-12 para seus carros e para suas equipes clientes, Ligier e Brabham. A Renault, principal fabricante francesa de automóveis, decidiu desenvolver um motor turboalimentado de 1,5 litro e um carro para acompanhar o motor.


Jean Pierre Jabouille - Renault RS01 - British Grand Prix 1977.


A Equipe Lotus introduziu o efeito solo com o Lotus 78, enquanto a Tyrrell utilizava o Tyrrell P34 de seis rodas. A Renault continuou a inovar com seu carro, aproveitando o conhecimento adquirido com seu motor V6 2.0L turboalimentado, usado em corridas de carros esportivos, que culminou na segunda colocação em Le Mans em 1977 e na vitória em 1978, provando que os motores turboalimentados da Renault não só podiam ser potentes, mas também confiáveis.

O RS01 parecia pesado e pesado, e de fato era. Mas, naquela época, não passava de um carro de teste experimental, e Jabouille, que também era piloto da equipe, trabalhou arduamente para desenvolvê-lo. O bloco do motor era feito de ferro fundido para suportar as pressões da turbocompressão, enquanto o chassi em si foi mantido o mais simples possível para auxiliar no desenvolvimento.


Histórico de corridas

O RS01 era cronicamente instável, ganhando o apelido de "bule amarelo" das equipes rivais (pois tendia a explodir com bastante frequência, geralmente em uma nuvem de fumaça branca), mas Jabouille e a equipe continuaram avançando pelo resto de 1977 e 1978 até conquistarem os primeiros pontos do carro, um quarto lugar no Grande Prêmio dos Estados Unidos de 1978 em Watkins Glen. O carro havia sido tão desenvolvido que mal se parecia com a máquina robusta que era quando foi lançado, e o desempenho da equipe melhorou ao longo da temporada. A confiabilidade melhorou, pois o enorme atraso do turbo foi superado com o uso de turbocompressores duplos.

O RS01 iniciou a temporada de 1979 para a equipe, com Jabouille conquistando a primeira pole position com um carro turbo no Grande Prêmio da África do Sul em Kyalami, um circuito localizado em altitudes elevadas onde o ar rarefeito fazia os turbos operarem em seu máximo, enquanto os carros naturalmente aspirados, como os motores boxer 12 da Ferrari e Alfa Romeo, e o V8 Cosworth DFV, perdiam aproximadamente 20% de sua potência em comparação com o nível do mar.

Em três anos, a maioria das outras equipes começaria a adotar turbocompressores, com Ferrari, Alfa e outros fabricantes, como BMW, Honda e Porsche, fornecendo motores turbocompressores.


RENAULT TURBO ENGINE V6 RS01 F1.


See also:

RENAULT TURBO ENGINE V6 RS01 F1 (Part 1 of 2).



*     *     *     *     *

Nenhum comentário:

Postar um comentário