Postagem em destaque

CURVATURA DA TERRA

Terra: formação geoide, muito próxima de uma esfera. SOBRE A CURVATURA DA TERRA Vejam nestes links que ajudam: https://www....

09 dezembro 2021

ESTRELAS MAIS BRILHANTES


Hubble's best image of Alpha Centauri A and Alpha Centauri B.

Lista das 30 estrelas mais brilhantes vistas do planeta Terra, que é determinada por suas magnitudes aparentes no espectro visível. Esta lista não distingue estrelas individuais, mas considera sistemas completos vistos a olho nu (Sirius, por exemplo, é um sistema de estrelas duplo ou múltiplo). Esta distinção é importante pois sistemas múltiplos podem aparecer indistinguíveis (vê-se apenas uma mancha sem resolução para perceber cada astro individualmente), aparentando menor magnitude (maior brilho aparente) do que seus componentes individuais. Por ser uma classificação com base no espectro visível e a partir da Terra, fatores como tamanho da estrela e sua distância não fazem parte do sistema de medidas.

Observações feitas a partir da Terra podem apresentar erros devido à poluição luminosa, umidade, poluição, turbulência, absorção atmosférica etc. Além disso, estrelas podem apresentar alterações aparentes de brilho, por exemplo, por expansões, contrações, resfriamentos, aquecimentos, variações de atividade ou até nuvens de poeira que passem perto do astro.



Veja no Portal Furnari: CATÁLOGO MESSIER / MESSIER CATALOG.



*  *  *

Nenhum comentário:

Postar um comentário