Postagem em destaque

CURVATURA DA TERRA

Terra: formação geoide, muito próxima de uma esfera. SOBRE A CURVATURA DA TERRA Vejam nestes links que ajudam: https://www....

22 junho 2012

OBELISCO EGÍPCIO EM CONSTANTINOPLA (ISTAMBUL)

O grande obelisco egípcio é o monumento mais antigo existente em Istambul. Foi talhado no Egito em 1479 antes de Cristo.

O imperador bizantino Theodosius (Império Romano do Oriente) mudou-o para Constantinopla (atual Istambul) no ano de 390 depois de Cristo, e foi o responsável por transportar o obelisco do Egito para Constantinopla.

Na parte inferior do obelisco existe uma base feita na época de Theodosius que ilustra em seus relevos a suposta obra de engenharia do seu deslocamento até Istambul. Realmente é o monumento que domina todo o Hipódromo, o seu emblema mais conhecido.

Feito em granito rosa, seu estado de conservação é excelente e pode-se ver perfeitamente suas inscrições e relevos egípcios.

As fotos e mais o vídeo abaixo foram feitos por mim em Junho de 2012, e mostram detalhes do obelisco (clique nas imagens para ampliar).

4 vistas mostrando todas as inscrições existentes no Obelisco Egípcio em perfeito estado de conservação em Istambul (fotos 2012). As fotos foram tomadas quase às 19:00 horas.

Vídeo de 32 segundos feito por mim, do Obelisco Egípcio em Istambul.

Placas de identificação do Obelisco.

Nas placas temos as inscrições:

"O Obelisco Egípcio foi feito pelo Faraó Tuthmosis III no Alto Egito. O Imperador Theodosius trouxe-o de Alexandria no final do século IV depois de Cristo até a cidade de Constantinopla (atual Istambul), e foi posto no seu atual local".

"O Obelisco de Theodosius erigido em 390 depois de Cristo".

Vista geral da base do Obelisco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário