Postagem em destaque

CURVATURA DA TERRA

Terra: formação geoide, muito próxima de uma esfera. SOBRE A CURVATURA DA TERRA Vejam nestes links que ajudam: https://www....

14 março 2012

COLISEU DE ROMA / COLOSSEUM / ANFITEATRO FLAVIANO

O Coliseu, conhecido também como Anfiteatro Flaviano, nome original em latim Colosseum (ou Coliseus, no latim tardio), devido à estátua colossal de Nero, que estava situada perto da edificação.

O Coliseu situa-se no centro de Roma, é considerado uma exceção dentre os anfiteatros por seu volume e relevo arquitetônico. Tinha capacidade original para cerca de 50.000 pessoas. Tem 48 metros de altura, e era utilizado para vários tipos de espetáculos e apresentações. Foi construído a leste do Fórum Romano e demorou entre oito e dez anos para ser finalizado.

"Coliseu de Roma". Foto que tirei a partir da "Via dei Fori Imperiali" em 06 de Janeiro de 2011. No lado direito aparece parte do "Arco de Constantino".

Vídeo que fiz da área interna do "Coliseu de Roma" em 360 graus, em Novembro de 2010 - Time 00 m 44 s.

O Coliseu foi utilizado durante aproximadamente 500 anos, tendo sido o último registro efetuado no século VI da nossa era, bastante depois da queda de Roma em 476. O edifício deixou de ser usado para entretenimento no começo da Idade Média, mas foi mais tarde usado como habitação, oficina, forte, pedreira, sede de ordens religiosas e templo cristão.

Embora esteja hoje em ruínas devido a terremotos e pilhagens, o Coliseu sempre foi visto como símbolo do Império Romano, sendo um dos melhores exemplos da sua arquitetura. Atualmente é uma das maiores atrações turísticas em Roma e em 7 de julho de 2007 foi eleito uma das "Sete maravilhas do mundo moderno". Além disso, o Coliseu ainda tem ligações à igreja, com o Papa liderando a procissão da Via Sacra até ao Coliseu todas as Sextas-feiras Santas.

História da construção

Mapa do centro de Roma durante o Império Romano, com o Coliseu a nordeste, fora do núcleo urbano, no canto superior direito.

O Coliseu de Roma foi construído entre 70 e 90 d.C. Iniciado por Vespasiano de 68 a 79 d.C., mais tarde foi inaugurado por Tito por volta de 79 a 81 d.C., embora apenas tivesse sido finalizado poucos anos depois. Empresa colossal, este edifício, inicialmente, poderia sustentar no seu interior cerca de 50 000 espectadores, em três andares. Durante o reinado de Alexandre Severo e Gordiano III, foi ampliado com um quarto andar, podendo abrigar então uma quantidade maior de espectadores. Finalmente foi concluído por Domiciano, filho de Vespasiano e irmão mais novo de Tito, por volta de 81 a 96 d.C..

A construção começou sob ordem de Vespasiano numa área que se encontrava no fundo de um vale entre as colinas de Celio, Esquilino e Palatino. O lugar fora devastado pelo Grande incêndio de Roma do ano 64, durante a época de governo do imperador Nero, e mais tarde havia sido reurbanizado para o prazer pessoal do imperador com a construção de um enorme lago artificial, da Domus Aurea (em latim, "casa dourada"), situada num complexo de uma villa, e de uma colossal estátua de si mesmo.

Vespasiano, fundador da dinastia Flaviana, decidiu aumentar a moral e auto-estima dos cidadãos romanos e também cativá-los com uma política de pão e circo, demolindo o palácio de Nero e construindo uma arena permanente para espectáculos de gladiadores, execuções e outros entretenimentos de massas. Vespasiano começou a sua própria remodelação do lugar entre os anos 70 e 72, possivelmente financiada com os tesouros conseguidos depois da vitória romana na Grande Revolta Judaica, no ano 70. Drenou-se o lago e o lugar foi designado para o Coliseu. Reclamando a terra da qual Nero se apropriou para o seu anfiteatro, Vespasiano conseguiu dois objetivos: Por um lado realizava um gesto muito popular e por outro colocava um símbolo do seu poder no coração da cidade. Mais tarde foram construídos uma escola de gladiadores e outros edifícios de apoio dentro das antigas terras da Domus Aurea, a maior parte da qual havia sido derrubada.

Vespasiano morreu mesmo antes de o Amphitheatrum Flavium ser concluído. O edifício tinha alcançado o terceiro piso e Tito foi capaz de terminar a construção tanto do Coliseu como dos banhos públicos adjacentes (que são conhecidos como as Termas de Tito) apenas um ano depois da morte de Vespasiano.

A grandeza deste monumento testemunha verdadeiramente o poder e esplendor de Roma na época dos Flávios.

Utilizações do Coliseu

Jogos inaugurais do Coliseu

Mapa da Roma medieval representando o Coliseu.

Os jogos inaugurais do Coliseu tiveram lugar ano 80 d.C., sob o mandato de Tito, para celebrar a finalização da construção. Depois do curto reinado de Tito começar com vários meses de desastres, incluindo a erupção do Vesúvio, um incêndio em Roma e um surto de "peste", o mesmo imperador inaugurou o edifício com jogos pródigos que duraram mais de cem dias, talvez para tentar apaziguar o público romano e os deuses. Nesses jogos de cem dias teriam ocorrido combates de gladiadores, "venationes", lutas de animais, execuções, batalhas navais, caçadas e outros divertimentos numa escala sem precedentes.

2 comentários:

  1. "Anfiteatro Flaviano, que se erguia
    imponente, depois da valiosa restauração mandada efetuar por Alexandre
    Severo.
    A fachada, dividida em quatro pisos, ornava-se nos três primeiros com
    meias colunas dóricas, jônicas e coríntias, entre as quais se abriam arcadas." Livro Ave Cristo.
    que nos dois andares médios alojavam primorosas estátuas. Tudo emprestava
    austera grandeza àquele monumento arquitetônico.
    Carros suntuosos, liteiras, quadrigas e bigas rodeavam o edifício.
    Quem observasse, desprevenidamente, semelhante colosso que poderia
    imortalizar a glória de uma raça, não suspeitaria de que, ali, um grande povo
    não sabia senão cultivar a ociosidade e a orgia, a brutalidade e a morte.

    ResponderExcluir