Postagem em destaque

CURVATURA DA TERRA

Terra: formação geoide, muito próxima de uma esfera. SOBRE A CURVATURA DA TERRA Vejam nestes links que ajudam: https://www....

18 julho 2011

MANHATTAN PROJECT (Part 1)

O Manhattan Project aconteceu durante a Segunda Guerra Mundial, e a finalidade foi criar e desenvolver as primeiras bombas atômicas: Trinity, Little Boy e Fat Man.

Foto rara que exibe uma imagem da experiência "Trinity" apenas 0,016 segundos após a sua detonação. Foi o mesmo tipo de artefato usado alguns dias depois em Nagazaki.

Imagem geral da detonação da primeira Bomba Atômica "Trinity", que era uma bomba de plutônio. A detonação se deu em 16 de Julho de 1945 às 05:29:45 locais, numa área entre: Roswell, Alamogordo, Santa Fé, Albuquerque e Los Alamos (Novo México).

O PROJETO MANHATTAN, ou formalmente "Dristrito de Engenharia de Manhattan", foi um esforço durante a Segunda Guerra Mundial (WWII) para desenvolver as primeiras armas nucleares pelos Estados Unidos da América com o apoio do Reino Unido e do Canadá. O projeto foi dirigido pelo General Leslie R. Groves e a sua pesquisa foi dirigida pelo físico estadunidense J. Robert Oppenheimer, após ter ficado claro que uma arma de fissão nuclear era possível e que a Alemanha Nazista estava também investigando tais armas para si.

Embora tenha envolvido pesquisa e produção em treze locais diferentes, o Projeto Manhattan foi largamente desenvolvido em 3 cidades científicas secretas que foram estabelecidas por poder de domínio eminente: Hanford, em Washington, Los Alamos, no Novo México e Oak Ridge, no Tennesse.

A algumas famílias do Tennesse foram dados avisos de duas semanas para evacuarem terras que possuíam há gerações. O laboratório de Los Alamos foi construído em terrenos que eram da Escola Rancho de Los Alamos, um colégio interno privado para rapazes. O sítio de Hanford, que cresceu para quase 1.000 milhas quadradas (2.600 km2), incorporava terras de algumas quintas e de duas pequenas aldeias, Hanford e White Bluff.

O objetivo do projeto era trabalhar na confecção, produção e detonação de 3 Bombas Nucleares em 1945:
  • A primeira em 16 de Julho: "Trinity", a primeira Bomba Nuclear do mundo, perto de Alamogordo, Novo México;
  • A segunda, a arma "Little Boy", que detonou em 6 de Agosto sobre a cidade de Hiroshima, Japão;
  • A terceira, a arma "Fat Man", que detonou a 9 de Agosto sobre a cidade de Nagasaki, Japão.
Os 3 principais sítios existem hoje como o Sítio Hanford, Laboratório Nacional Los Alamos e Laboratório Nacional Oak Ridge. Em 1945, o Projeto Manhattan empregava cerca de 130.000 pessoas e o seu pico de custo perfazia um total de cerca de US$ 2 bilhões (cerca de $ 21 bilhões em 1996). Os bombardeamentos de Hiroshima e Nagasaki mataram centenas de milhares de pessoas imediatamente, e muitos mais após alguns anos.

Na próxima postagem Manhattan Project (Part 2) vamos falar sobre o Distrito de Engenharia de Manhattan.

A principal fonte de pesquisa desta postagem foi o Wikipedia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário