Postagem em destaque

BRAVE NEW WORLD / ADMIRÁVEL MUNDO NOVO / UN MUNDO FELIZ (Part 2 of 2)

THE MIKE WALLACE INTERVIEW - GUEST: ALDOUS HUXLEY - 05/18/1958. ENTREVISTA DE MIKE WALLACE -  CONVIDADO: ALDOUS HUXLEY - 18/05/1958....

14 dezembro 2025

◙ PLANETAS ANÕES (definição) (Parte 1)

◙ PLANETAS ANÕES



Plutão e Caronte orbitando um centro de gravidade comum, um ponto imaginário no centro dos dois círculos. Notem como Plutão mantém sempre a mesma face voltada para Caronte. O mesmo acontece com Caronte relativamente Plutão, mas nesta animação isso é difícil de visualizar. Fonte: Wikipedia.


Planetas anões são corpos celestes que orbitam o Sol, são massivos o suficiente para serem esféricos por sua própria gravidade (equilíbrio hidrostático), mas não "limparam" suas órbitas de outros detritos, diferentemente dos 8 planetas clássicos. Os mais conhecidos são Plutão, Ceres, Éris, Haumea e Makemake, sendo que a União Astronômica Internacional (UAI) os define oficialmente, mas há muitos candidatos em estudo como Quaoar, Gonggong, Orcus e Sedna. 


Definição e características:

  • Órbita: Direta ao redor do Sol.
  • Forma: Esférica (em equilíbrio hidrostático).
  • Diferença para Planetas: Não dominam gravitacionalmente sua órbita.
  • Exemplos Confirmados (UAI): Ceres, Plutão, Éris, Haumea, Makemake.
  • Candidatos (Comuns): Gonggong, Orcus, Sedna, Quaoar (este último classificado em 2022-2023, mesmo sem equilíbrio hidrostático confirmado). 


Exemplos Notáveis:

Ceres: Localizado no cinturão de asteroides, foi o primeiro descoberto (1801) e o primeiro planeta anão reconhecido no Sistema Solar interno.

Plutão: O mais famoso, anteriormente considerado o nono planeta.

Éris: Descoberto em 2005, é mais massivo que Plutão, contribuindo para a redefinição de "planeta" em 2006, que levou à criação da categoria "planeta anão".

Haumea e Makemake: Localizados além de Netuno, no Cinturão de Kuiper. 


DEFINIÇÃO

Um planeta anão é um pequeno objeto de massa planetária que orbita diretamente o Sol, massivo o suficiente para ser gravitacionalmente arredondado, mas insuficiente para alcançar a dominação orbital como os oito planetas clássicos do Sistema Solar. O planeta anão prototípico é Plutão, que por décadas foi considerado um planeta antes de o conceito de "anão" ser adotado em 2006.

Muitos geólogos planetários consideram planetas anões e luas de massa planetária como planetas, mas desde 2006 a UAI e muitos astrônomos os excluíram da lista de planetas.

Planetas anões são capazes de ser geologicamente ativos, uma expectativa que foi confirmada em 2015 pela missão Dawn a Ceres e pela missão New Horizons a Plutão. Os geólogos planetários portanto têm particular interesse neles.

Astrônomos estão em geral de acordo que pelo menos os nove maiores candidatos são planetas anões – em ordem aproximada de diâmetro decrescente, Plutão, Éris, Haumea, Makemake, Gonggong, Quaoar, Sedna, Ceres e Orco. Considerável incerteza permanece sobre o décimo maior candidato Salácia, que pode assim ser considerado um caso limite. Destes dez, dois foram visitados por espaçonaves (Plutão e Ceres) e outros sete têm pelo menos uma lua conhecida (Éris, Haumea, Makemake, Gonggong, Quaoar, Orco e Salácia), o que permite determinar suas massas e assim uma estimativa de suas densidades. Massa e densidade por sua vez podem ser ajustadas em modelos geofísicos na tentativa de determinar a natureza desses mundos. Apenas um, Sedna, não foi visitado nem tem luas conhecidas, tornando difícil uma estimativa precisa de massa. Alguns astrônomos incluem muitos corpos menores também, mas não há consenso de que estes sejam provavelmente planetas anões.



* * * * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário