Postagem em destaque

CURVATURA DA TERRA

Terra: formação geoide, muito próxima de uma esfera. SOBRE A CURVATURA DA TERRA Vejam nestes links que ajudam: https://www....

25 julho 2020

NGC - NEW GENERAL CATALOGUE

O catálogo NGC

O Novo Catálogo Geral de Nebulosas e Aglomerados de Estrelas (abreviado como NGC) é um catálogo de objetos do céu profundo compilado por John Louis Emil Dreyer em 1888. Expande o trabalho de catalogação de William, Caroline e John Herschel, o General Catalogue of Nebulae and Clusters of Stars. O NGC contém atualmente 7.840 objetos, conhecidos como objetos NGC. Inclui muitos tipos de objetos do espaço profundo, incluindo galáxias, aglomerados de estrelas, e nebulosas. Dreyer também publicou dois suplementos ao NGC em 1895 e 1908, conhecidos como Catálogos de Índice, descrevendo outros 5.386 objetos astronômicos.

Objetos no céu do hemisfério sul são catalogados um pouco menos detalhadamente, mas muitos foram observados por John Herschel ou James Dunlop. O NGC teve muitos erros, mas uma tentativa de eliminá-los foi iniciada pelo Projeto NGC / IC em 1993, após tentativas parciais com o Novo Catálogo Geral Revisado (RNGC) de Jack W. Sulentic e William G. Tifft em 1973 e NGC2000 .0 por Roger W. Sinnott em 1988.

O Novo Catálogo Geral Revisto e o Catálogo de Índice (abreviado como RNGC / IC) foram compilados em 2009 por Wolfgang Steinicke.

Some deep space NGC's objects selected - Alguns objetos do espaço profundo do NGC selecionados.

Catálogo Original

O Novo Catálogo Geral original foi compilado durante a década de 1880 por John Louis Emil Dreyer usando observações de William Herschel e seu filho John, entre outros. Dreyer já havia publicado um suplemento ao General Catalogue of Nebulae and Clusters (GC) de Herschel, contendo cerca de 1.000 novos objetos. Em 1886, ele sugeriu a construção de um segundo suplemento ao Catálogo Geral, mas a Royal Astronomical Society pediu a Dreyer que compilasse uma nova versão. Isso levou à publicação do New General Catalogue (NGC) nas Memórias da Royal Astronomical Society em 1888.

Montar o NGC foi um desafio, pois Dreyer teve que lidar com muitos relatórios contraditórios e pouco claros, feitos com uma variedade de telescópios com aberturas que variavam de 2 a 72 polegadas. Enquanto ele próprio conferia alguns, o grande número de objetos significava que Dreyer tinha que aceitá-los como publicados por outros para fins de sua compilação. O catálogo continha vários erros, principalmente relacionados à posição e descrições, mas Dreyer fez referência no catálogo, o que permitiu aos astrônomos posteriores revisar as referências originais e publicar correções no NGC original.

NGC 1, vista pelo SDSS, descoberta por Heinrich Louis d'Arrest em 30 de Setembro de 1861. T
ambém chamada de GC 1, UGC 57, PGC 564 ou Holm 2a, é uma galáxia espiral intermediária do tipo morfológico Sbc, localizada aproximadamente entre 210 e 215 milhões de anos-luz de distância do Sistema Solar, na constelação de Pégaso. Foi descoberta em 30 de setembro de 1861 por Heinrich d'Arrest. É o primeiro item do catálogo NGC.

Galaxy NGC 7840, the last of the NGC catalogue, and other galaxies - Constellation: Pisces.
Galáxia NGC 7840, a última do catálogo NGC, e outras galáxias - Constelação: Peixes.

Catálogo de índice

A primeira grande atualização ocorrida no NGC foi o Index Catalogue of Nebulae and Clusters of Stars (abreviado como IC), publicado em duas partes por Dreyer em 1895 (IC I, contendo 1.520 objetos) e 1908 (IC II, com 3.866 objetos). Ele serve como um complemento ao NGC e contém 5.386 objetos adicionais, conhecidos coletivamente como objetos de IC. Resume as descobertas de galáxias, aglomerados e nebulosas entre 1888 e 1907, a maioria delas possibilitadas pela fotografia. Uma lista de correções ao IC foi publicada em 1912.

Novo Catálogo Geral Revisado

O Revised New Catalogue of Nonstellar Astronomical Objects (abreviado como RNGC) foi compilado por Jack W. Sulentic e William G. Tifft no início dos anos 1970 e publicado em 1973, como uma atualização para o NGC. O trabalho não incorporou várias correções publicadas anteriormente nos dados do NGC (incluindo correções publicadas pelo próprio Dreyer) e acabou ficando com alguns novos erros. Por exemplo, o conhecido grupo de galáxias compactas Copeland Septet na constelação de Leo aparece como inexistente no RNGC.

Quase 800 objetos são listados como "inexistentes" no RNGC. A designação é aplicada a objetos que são entradas duplicadas do catálogo, aquelas que não foram detectadas em observações subsequentes e a vários objetos catalogados como aglomerados de estrelas que, em estudos subsequentes, foram considerados agrupamentos coincidentes. Uma monografia de 1993 considerou os 229 aglomerados de estrelas chamados inexistentes no RNGC. Eles foram "mal identificados ou não foram localizados desde a sua descoberta nos séculos 18 e 19". Ele descobriu que um dos 229 - NGC 1498 - não estava realmente no céu. Cinco outros eram duplicados de outros registros, 99 existiam "de alguma forma" e os outros 124 exigiam pesquisas adicionais para serem resolvidos.

As another example, reflection nebula NGC 2163 in Orion was classified "non-existent" due to a transcription error by Dreyer. Dreyer corrected his own mistake in the Index Catalogues, but the RNGC preserved the original error, and additionally reversed the sign of the declination, resulting in NGC 2163 being classified as non-existent.

Como outro exemplo, a nebulosa de reflexão NGC 2163 em Orion foi classificada como "inexistente" devido a um erro de transcrição por Dreyer. Dreyer corrigiu seu próprio erro no Index Catalogue, mas o RNGC preservou o erro original e, adicionalmente, reverteu o sinal da declinação, resultando na classificação de NGC 2163 como inexistente.

A galáxia NGC 7714 
depois de uma colisão cataclísmica (Foto: NASA e ESA).

Zooming in on NGC 7714.

NGC 2000.0

O NGC 2000.0 (também conhecido como Complete New General Catalog and Index Catalog of Nebulae and Star Clusters) é uma compilação de 1988 do NGC e IC que foi feita por Roger W. Sinnott, usando as coordenadas J2000.0. Ele incorpora várias correções e erratas feitas por astrônomos ao longo dos anos.

Projeto NGC / IC

O Projeto NGC / IC é uma colaboração entre astrônomos profissionais e amadores, formada em 1993. Concluído em 2017, teve como objetivo identificar todos os objetos NGC e IC, corrigir erros, coletar imagens e dados astronômicos básicos.

Novo Catálogo Geral e Catálogo de Índice Revisados

Revised New General Catalogue and Index Catalogue (Novo Catálogo Geral e Catálogo de Índice Revisado - abreviado como RNGC / IC) é uma compilação feita por Wolfgang Steinicke em 2009.

EVOLUTION OF ASTRONOMICAL CATALOGUES.


*  *  *  *  *

Veja no site In-the-sky.org - NGC. o catálogo completo NGC, que atualmente (julho de 2020) está com a numeração em NGC7840.


*  *  *  *  *

Nenhum comentário:

Postar um comentário