Postagem em destaque

CURVATURA DA TERRA

Terra: formação geoide, muito próxima de uma esfera. SOBRE A CURVATURA DA TERRA Vejam nestes links que ajudam: https://www....

15 agosto 2014

ESCALA DO TEMPO GEOLÓGICO (Significado)

Éon geológico

Os geólogos se referem a um Éon como a maior subdivisão de tempo na escala de tempo geológico.

Apesar da proposta feita, em 1957, de se definir "aeon" como sendo uma unidade de tempo igual a um bilhão de anos (1 Ga - mil milhões de anos), a ideia não foi aceita como sendo uma unidade de medida científica e é raramente usada para especificar um período exato de tempo.

Etimologia

Origem Grega: a palavra em português éon é oriunda do termo em Grego "aion", que significa "era" ou "força vital".

Origem Latina: um termo similar em Latim é "aevum" que significa "era" e está presente na construção de palavras como "longevidade" e "medieval". (em inglês)

Convenções atuais

A Comissão Internacional sobre Estratigrafia reconhece em sua Tabela Cronoestratigráfica Internacional quatro éons:

Hádico: inspirado no deus do mundo inferior na mitologia grega Hades, este período vai da formação da Terra (4,6 bilhões de anos, aproximadamente) até o início do processo de formação das rochas que marcou o início do período Arcaico.
Arcaico: compreendido entre 4 e 2,5 bilhões de anos atrás, aproximadamente, marcada pela atividade vulcânica e fluxo de calor três vezes maior que o atual.
Proterozoico: do Latim ("primeira vida") está compreendido entre 2,5 bilhões e 541 milhões de anos e compreende o período onde houve acúmulo de oxigênio na atmosfera (atribuído às algas azuis).
Fanerozoico: Começou cerca de 550 milhões de anos e se estende até hoje. Abrange o período de tempo em que animais com cascos duros que se fossilizariam eram abundantes.

Relógio Geológico.

Era geológica

Uma era geológica é a divisão de um éon na escala de tempo geológico. As eras geológicas podem ser subdivididas em períodos. A entidade responsável pela definição e classificação das eras geológicas é a The International Commission on Stratigraphy (ICS) (Comissão Internacional de Estratigrafia) que, por sua vez, é o maior corpo científico dentro da International Union of Geological Sciences (União Internacional das Ciências Geológicas).

Eras

Das mais antigas para as mais jovens as eras geológicas são as seguintes:

Eon Hadeano - Dificilmente pode ser caracterizado em escala temporal, tendo somente como prova de sua existência as rochas lunares. O mais antigo eon, não possui subdivisão formal pela ICS.

Eon Arqueano ou Arcaico - entre 3,85 bilhões de anos e 2,5 bilhões de anos atrás, aproximadamente:

Era Eoarqueana
Era Paleoarqueana
Era Mesoarqueana
Era Neoarqueana

Eon Proterozóico (vida primitiva) - está compreendido entre 2,5 bilhões e 542 milhões de anos atrás:

Era Paleoproterozóica
Era Mesoproterozóica
Era Neoproterozóica

Eon Fanerozóico - 542 milhões de anos atrás até agora:

Era Paleozóica: vida antiga
Era Mesozóica: vida intermediária
Era Cenozóica: vida recente

Referências

As eras geológicas são divisões da escala de tempo geológico que podem ser subdivididos em períodos a fim de se conhecer a longa vida do planeta. As eras são caracterizadas pelas formas em que os continentes e os oceanos se distribuíam e os seres viventes que neles se encontravam Da mesma maneira que o historiador faz a reconstituição da história do homem, a geologia histórica, que é um ramo da ciência geológica, faz a reconstituição da história da Terra. Para o historiador fazer a reconstituição da história do homem, ele se baseia nas fontes históricas. Por exemplo, os objetos, os documentos e ruínas de aldeias e cidades são fontes históricas. Através do estudo desses materiais ou elementos, o historiador faz a reconstituição da história do homem. Para o geólogo realizar a reconstituição da história da Terra, ele se baseia nos estudos das rochas e dos fósseis. O estudo das rochas possibilitou ao geólogo conhecer:

a antigüidade da Terra, calculada através do estudo das rochas radioativas, como por exemplo o urânio;
os climas de épocas passadas, existentes em várias partes da Terra;
os terremotos e vulcanismos do passado;
as distribuições dos continentes e oceanos à superfície da Terra e suas variações através do tempo geológico.

As eras geológicas são as seguintes:

Pré-Cambriano - É a maior extensão de tempo geológico da Terra que tem início nos primórdios de sua formação e termina no período Cambriano. É um período muito longo com quatro bilhões de anos. Neste período ocorreu a formação da Terra como um corpo planetário, inclusive a geosfera, hidrosfera, atmosfera, como também o aparecimento da biosfera. São oito décimos da história da Terra e nela foram encontradas complexas redes de rochas ígneas e metamórficas, que abaixo das rochas sedimentares mais recentes foram chamadas de rochas primárias ou primordiais.
Era Paleozóica - Paleozóica significa vida antiga, marca a existência das primeiras formas pluricelulares estruturadas de vida nos oceanos. Os continentes formavam um bloco único: a Pangéia. A Era Paleozóica é conhecida como o Período Primário da história geológica da Terra.
Era MesozóicaMesozóica significa vida intermediária, desenvolveu-se a vida nas terras emersas, primeiro com os répteis e posteriormente com os mamíferos e as aves. Foi nessa era que se iniciou a deriva dos continentes. A Era Mesozóica é conhecida como o Período Secundário.
Era Cenozóica - Cenozóica significa vida recente, a vida evoluiu, com o surgimento de novas espécies. Formaram-se as grandes cadeias de montanhas jovens, por dobramentos em áreas de colisão de placas. Ocorreram as grandes glaciações e apareceram os primeiros hominídeos, isto é, os ancestrais do homem, isso há cerca de 4 milhões de anos. O Cenozóico é subdivido em dois períodos: o Terciário e o Quaternário, sendo que este último é marcado por processos geomorfológicos recentes, a exemplo da formação das planícies costeiras.

Período geológico

Um período geológico é a divisão de uma era na escala de tempo geológico. Somente as eras do Éon Arqueano e o Éon Hadeano não se dividem em períodos. Os períodos das eras do éon Fanerozóico subdividem-se em épocas.

Época geológica

Uma época geológica é a divisão de um período na escala de tempo geológico. Somente os períodos das eras do éon Proterozóico não se dividem em épocas. As épocas dos períodos das eras do éon Fanerozóico subdividem-se em idades.

Andar (estratigrafia)

Andar é uma unidade cronoetratigráfica que representa uma sucessão de estratos rochosos dispostos em uma única idade na escala de tempo geológico, que geralmente representa milhões de anos de deposição. O andar é na hierarquia cronoestratigráfica a unidade de categoria mais baixa, e representa curtos intervalos de tempo.

Éons, eras, períodos, épocas e andares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário