Postagem em destaque

CURVATURA DA TERRA

Terra: formação geoide, muito próxima de uma esfera. SOBRE A CURVATURA DA TERRA Vejam nestes links que ajudam: https://www....

05 outubro 2020

ESCALAR PICOS COM 12 QUILÔMETROS DE ALTITUDE

CONSEGUIRÍAMOS ESCALAR UM HIPOTÉTICO MONTE COM 12.000 METROS DE ALTITUDE?

Isso seria cerca de 3.100 metros além do pico Everest, que nesse caso não poderia ter sido escalado.

A temperatura diminui cerca de 5ºC a cada 1000 metros e, a 12.000 metros, a temperatura é de cerca de -60ºC. Seria, portanto, muito frio para que humanos sobrevivessem sem trajes que seriam muito pesados.

Além disso, a pressão do ar a 12.000 metros é apenas 25% da pressão atmosférica no nível do mar. O ar torna-se muito rarefeito para ser respirado, o que tornaria necessário oxigênio extra. Mas não há tanques de oxigênio grandes o suficiente para conter a quantidade necessária de oxigênio para que um alpinista subisse dos cerca de 8.000 metros (que é a altitude mais alta para se respirar sem oxigênio extra) até 12.000 metros.


Altitudes acima de 8.000 metros estão na conhecida como ZONA DE MORTE DO MONTANHISMO. O ar é muito rarefeito para ser respirado e a quantidade de oxigênio não é suficiente para a sustentação de vida humana por um longo período de tempo. O MAL DA MONTANHA, também conhecido como DOENÇA DAS ALTURAS ou HIPOBAROPATIA, é uma ameaça significativa nesta elevação e pode facilmente ser fatal.

Também torna-se difícil dormir, e o sistema digestivo da maioria dos alpinistas ou diminui ou para o seu funcionamento. Isso ocorre porque nessas altitudes o organismo passa a usar fontes energéticas já armazenadas, em vez de digerir novos alimentos. A maioria dos escaladores teriam no máximo apenas dois ou três dias para conseguirem subir os 3.100 metros adicionais e atingirem esse hipotético cume de 12.000 metros, não sendo possível ser escalado em um período tão curto de tempo.

Mount OLYMPUS - Mars - 22 km high.







* * * * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário