Postagem em destaque

CURVATURA DA TERRA

Terra: formação geoide, muito próxima de uma esfera. SOBRE A CURVATURA DA TERRA Vejam nestes links que ajudam: https://www....

15 fevereiro 2015

MAPAS DOS PLANETAS INTERIORES (Sistema Solar)

Fotos e Mapas dos planetas interiores do Sistema Solar: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte.

Os planetas interiores do Sistema Solar, também chamados de planetas telúricos ou terrestres, são os quatro planetas mais próximos do Sol. Por sequência crescente temos: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte. São corpos de elevada densidade (entre 3 e 5 g/cm³) formados essencialmente por materiais rochosos e metálicos, com uma estrutura interna bem definida e com tamanhos comparáveis. A composição isotópica destes corpos e a sua densidade variável (maior em Mercúrio e menor em Marte) oferecem importantes pistas sobre a formação do Sistema Solar. Esses quatro planetas têm superfícies sólidas com os três últimos possuindo uma atmosfera. O estudo comparativo dos quatro planetas permite estudar a evolução geológica num contexto mais amplo que unicamente o da Terra.Para lá da orbita de Marte encontra-se a cintura de asteroides (cinturão de asteroides, no Brasil). Na prática este é o limite entre os planetas interiores e os planetas exteriores do Sistema Solar.

Mercúrio, Vênus, Terra e Marte.

Mercúrio, Vênus, Terra e Marte. Estrutura interna.

Do ponto de vista astrônomo/astronômico os planetas mais interiores Mercúrio e Vênus possuem elevados ângulos de fase e tanto eles como Marte apresentam um elevado movimento retrógrado no seu movimento aparente observado a partir da Terra. Os planetas interiores giram lentamente sobre si mesmos (Mercúrio 58 dias, Vênus 243 dias, Terra e Marte giram em torno de 24 horas). Emitem também um fluxo energético muito inferior ao que recebem do Sol estando os seus espectros caracterizados pela reflexão da luz solar.

Os planetas exteriores também chamados de planetas gigantes são: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno e diferem substancialmente dos anteriores em quase todas as suas características.

Mercúrio

Mercúrio.

Mapa de Mercúrio (Projeção Cilíndrica em cores).

Mapa de Mercúrio (Projeção Cilíndrica P&B alto contraste) detalhado.

Mapa de Mercúrio.

Vênus

Vênus (Radar).

Mapa da superfície de Vênus.

Projeção Cilíndrica da superfície de Vênus.

Vênus: mapa completo.

Terra

Foto da Terra.

Mapa da Terra (Projeção Cilíndrica).

Marte

Foto do planeta Marte.

Marte por Camille Flammarion 1884.

Marte: Projeção Cilíndrica.

Mapa da superfície de Marte.

Mapa de Marte (altitudes).

Marte: 1988-1999 Mappa dell'Unione Astrofili Italiani.

3 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá, não coloquei mapas de planetas gasosos, pois seriam apenas mapas das camadas superiores das suas atmosferas que estão em constante movimento. Até o momento, ninguém conseguiu enviar sondas que alcancem as suas SUPERFÍCIES ROCHOSAS que estão muito abaixo das suas espessas camadas atmosféricas.

      Excluir
    2. Por isso, ainda não existem mapas das superfícies sólidas dos planetas gasosos.

      Excluir