Postagem em destaque

CURVATURA DA TERRA

Terra: formação geoide, muito próxima de uma esfera. SOBRE A CURVATURA DA TERRA Vejam nestes links que ajudam: https://www....

03 março 2012

TODAS AS EXPLOSÕES ATÔMICAS (Parte 2) / ALL NUCLEAR EXPLOSIONS (Part 2)

Este vídeo foi criado pelo artista japonês Isao Hashimoto, e exibe todas as explosões nucleares executadas desde 1945 até 1998.

Se você acessar a postagem anterior [Todas as Explosões Atômicas (Parte 1) / All Nuclear Explosions (Part 1)], poderá perceber que o número total de bombas atômicas detonadas é um pouco diferente. Isso foi devido às variações nas fontes, mas ambos os números totalizam acima de 2000 detonações realizadas no mundo. Um número alarmante.

No vídeo, durante a maior parte do tempo, cada segundo representa 1 mês. 2053 foi a quantidade final de artefatos nucleares (bombas) explodidos até 1998.


O vídeo deve ser assistido com total atenção. Ele inicia mais detalhadamente com o primeiro experimento "Trinity", e os bombardeios de Hiroshima e Nagasaki em 1945.

Após as 3 explosões iniciais o vídeo parte para uma contagem onde cada segundo que passa representa 1 mês, e ao longo da passagem do tempo as milhares de bombas atômicas vão explodindo até a última detonação feita pelo Paquistão em 1998 (não constam as detonações feitas pela Coréia do Norte neste início de século XXI).

A Bomba Rei (Tsar Bomba / Царь-бомба) de 1961 detonada pela União Soviética URSS, foi o mais poderoso dos testes nucleares realizados. Porém foi apenas uma das mais de 2000 bombas atômicas já detonadas no planeta Terra.

São poucos os países que detém tecnologia de fabricação de bombas nucleares, mas fizeram todas essas explosões pelo mundo afora num ritmo que parece alucinador de acordo com a escala cronológica do vídeo. Nota-se a grande escalada da quantidade de detonações que aconteceu nas décadas de 1960 e 1970.

Mais de 1000 detonações foram executadas somente pelos Estados Unidos, o que representa mais de 50% do total realizado.

No ano de 1962 foi atingido o pico de quase 140 bombas detonadas. Somente após a dissolução da União Soviética e o consequente fim da "Guerra Fria", as explosões finalmente declinaram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário