Postagem em destaque

BRAVE NEW WORLD / ADMIRÁVEL MUNDO NOVO / UN MUNDO FELIZ (Part 2 of 2)

THE MIKE WALLACE INTERVIEW - GUEST: ALDOUS HUXLEY - 05/18/1958. ENTREVISTA DE MIKE WALLACE -  CONVIDADO: ALDOUS HUXLEY - 18/05/1958....

06 novembro 2024

COSMOS (Parte 2 de 13)

"As Origens da Vida"
"One Voice in the Cosmic Fugue"

Capítulo 2


COSMOS - CAPÍTULO 2 - "As Origens da Vida" - "One Voice in the Cosmic Fugue".



"As Origens da Vida" - "One Voice in the Cosmic Fugue".

Neste Episódio 2 da série "Cosmos", já no nosso planeta, Sagan comenta agora sobre as origens da vida e a evolução das espécies, especulando sobre a hipótese da existência de seres vivos noutros planetas. Ele relembra o poema épico japonês Heike Monogatari e como isso aparece nas lendas em torno dos caranguejos da espécie japônica Heikea. Daí, parte-se para a reapresentação de seu calendário cósmico, para então comentar as semelhanças moleculares entre as diferentes formas de vida, numa visita ao jardim botânico londrino Royal Botanic Gardens. Ao sair do jardim botânico real, Sagan senta-se num grande carvalho, quando propositalmente fura o dedo com o espinho de uma rosa, a fim de dar início a uma viagem virtual ao mundo molecular, apresentando os mecanismos de replicação do DNA. Por fim, após o químico Bishun Khare (1933-2013) demonstrar a experiência de Urey-Miller num laboratório da Universidade de Cornell, Sagan especula sobre vida extraterrestre, quando exibe então três seres imaginados por ele e seu colega físico E. E. Salpeter (1924-2008), também da Universidade de Cornell, que seriam capazes de viver na superfície gasosa do planeta Júpiter: os afundadores, flutuadores e os caçadores.



*     *     *

05 novembro 2024

COSMOS (Parte 1 de 13)

"Os Limites do Oceano Cósmico"
"The Shores of the Cosmic Ocean"


Capítulo 1


COSMOS - CAPÍTULO 1 - "Os Limites do Oceano Cósmico" - "The Shores of the Cosmic Ocean".



"Os Limites do Oceano Cósmico" - "The Shores of the Cosmic Ocean".

Neste Episódio 1 da série "Cosmos", Carl Sagan apresenta o universo de maneira geral, revelando as grandezas dos corpos celestes e a distância entre eles, além de lembrar importantes estudos do passado para grandes descobertas como a esfericidade do planeta. Realiza então uma viagem fictícia através da espaçonave da imaginação, que o acompanha ao longo de toda a série, desde a extremidade do espaço até nosso planeta, mostrando fenômenos como o nascimento e a morte de estrelas diante de uma fusão nuclear e recordando a famosa equação de Einstein E=mc². Já no planeta Terra, Sagan descreve o notório experimento feito por Eratóstenes (276-194 a.C.) para medir a circunferência da Terra, lembrando-se de que ele foi um dos diretores da Biblioteca de Alexandria e se lamentando da inestimável perda das inúmeras obras que compunham a referida biblioteca que não sobreviveram aos inúmeros ataques sofridos ao longo de sua história, como a obra História da Babilônia, de Beroso. O episódio se encerra com o calendário cósmico, elaborado em seu livro Dragões do Éden (1977). 




*     *     *

COSMOS (Livro)

Cosmos

       Autor: Carl Sagan (1934 - 1996)
       Idioma: inglês
       País: Estados Unidos
       Gênero: Divulgação científica
       Editora: Random House
       Lançamento: 1980
       Páginas: 485

O livro "Cosmos", foi lançado em 1980, e é um dos mais famosos livros do escritor de divulgação científica Carl Sagan.

Capa de outra edição de "Cosmos".

Estrutura da obra

Carl Sagan trata de tudo: "Cosmos é tudo o que existiu, existe ou existirá." O que o olhar humano alcança e, mais longe ainda, o que a mente humana alcança. Leva-nos numa viagem para a frente no espaço e para trás no tempo.

"Cosmos" está organizado em 13 capítulos e dois apêndices, nos quais Sagan aprofunda vários aspectos referidos no livro.

       1. Os Limites do Oceano Cósmico
       2. As Origens da Vida
       3. A Harmonia dos Mundos
       4. Céu e Inferno
       5. Blues por um Planeta Vermelho
       6. Relatos de Viajantes
       7. A Espinha Dorsal da Noite
       8. Viagens no Espaço e no Tempo
       9. A Vida das Estrelas
       10. O Limiar da Eternidade
       11. A Persistência da Memória
       12. Encyclopǽdia Galáctica
       13. Quem Responde pela Terra?

Significado da palavra "Cosmos"

Cosmo ou cosmos (do grego antigo κόσμος, transl. kósmos, "ordem", "organização", "beleza", "harmonia") é um termo que designa o universo em seu conjunto, toda a estrutura universal em sua totalidade, desde o microcosmo ao macrocosmo. O cosmos é a totalidade de todas as coisas deste Universo ordenado, desde as estrelas, até as partículas subatômicas. Pode ser estudado na Cosmologia.

O astrônomo Carl Sagan define o termo "cosmos" como sendo "tudo o que já foi, tudo o que é e tudo que será".

O filósofo grego Pitágoras foi o primeiro a utilizar o termo "cosmos" para referenciar o Universo, talvez querendo se referir ao firmamento de estrelas.

Cosmologia

É o estudo do cosmos em vários dos significados, dependendo do contexto. Todas as cosmologias têm em comum uma tentativa de compreender a ordem implícita e beleza dentro do todo do ser. Desta forma, a maioria das religiões e sistemas filosóficos têm uma cosmologia.

Na cosmologia física, o termo cosmos é muitas vezes usado de forma técnica, referindo-se a um continuum espaço-tempo particular dentro do (postulado) multiverso. Nosso cosmos particular, o universo observável, é geralmente escrito com inicial maiúscula (Cosmos).

Próximas Postagens sobre "Cosmos"

Foi lançada também a série de TV "Cosmos" realizada por Carl Sagan e sua esposa Ann Druyan, produzida pela KCET e Carl Sagan Productions, em associação com a BBC e a Polytel International, veiculada na PBS em 1980. A série "Cosmos" é um dos mais formidáveis exemplos da amplitude e eficácia que a divulgação científica pode atingir por meios audiovisuais, quando servida por uma personalidade carismática como Carl Sagan e por meios técnicos adequados.

Nas próximas postagens teremos os 13 capítulos da série de TV "Cosmos".



*     *     *