Villa-Lobos
Heitor Villa-Lobos foi o mais importante e reconhecido maestro brasileiro. Nasceu em 5 de março de 1887, no Rio de Janeiro. Morreu em 1959, na capital fluminense.
A influência musical do maestro foi direcionada pelo pai, que o ensinou a tocar clarinete e violoncelo. Aos seis anos, Villa-Lobos é levado a reconhecer características do gênero, caráter, origem, estilo e ruído musicais. A família morava, então, no Estado de Minas Gerais.
Na mesma época, sob a influência de uma tia, começa a ouvir as composições de Johann Sebastian Bach. A obra do compositor alemão é importante inspiração para o trabalho de Villa-Lobos e sua carreira em geral.
Essa característica é verificada nas nove peças "Bachianas Brasileiras", uma de suas mais importantes composições. A segunda peça da obra é denominada "Trenzinho Caipira".
De volta ao Rio de Janeiro, Villa-Lobos é seduzido pelo "choro". O estilo de música popular não era aprovado pelos pais e o rapaz passa a estudar violão escondido. A transgressão resulta em uma série de 14 obras, "Choros".
O amadurecimento musical do futuro maestro é iniciado por uma série de viagens ao interior do Brasil. O percurso inclui o Espírito Santo, Bahia e Pernambuco a partir de 1905. Quatro anos depois, Villa-Lobos chega ao interior paranaense, em Paranaguá, onde toca violoncelo e violão.
Cidades do interior nortista e nordestino estão no percurso realizado entre 1911 e 1912. O conhecimento das peculiaridades regionais influencia diretamente na obra do maestro, que retorna ao Rio de Janeiro em 1913.
A ampliação do conhecimento e atuação musical do Villa-Lobos ocorre em sua primeira temporada em Paris. O maestro brasileiro chegou à capital francesa em 1923, com apoio financeiro da Câmara dos Deputados. Na cidade, é influenciado diretamente pela obra do russo Igor Stravinsky.
Em Paris, Villa-Lobos recebe apoio de artistas brasileiros, como Tarsila do Amaral (1886 - 1973). Em 1924, retorna ao Brasil porque o orçamento recebido para a permanência na Europa era insuficiente.
A retomada do projeto europeu só ocorre em 1927, onde o maestro permanece por três anos. É nessa fase que recebe reconhecimento internacional.
De volta ao Brasil, em 1930, inicia um ousado projeto de educação musical a partir de São Paulo. Sua atuação resulta na criação, no âmbito do governo federal, do Conservatório Nacional de Canto Orfeônico. A inauguração do espaço ocorreu em 1942.
Dois anos depois, Villa-Lobos aceita o convite do maestro norte-americano Werner Janssen e inicia uma turnê pelos Estados Unidos. Até então, o maestro brasileiro resistia, mas foi demovido por conta da diplomacia entre os países aliados na Segunda Guerra Mundial.
O músico retornou várias vezes ao país, onde gravou obras e fechou um ciclo de reconhecimento internacional. O maestro morreu no dia 17 de novembro de 1959, vítima de câncer.
Entre as cerca de mil composições do maestro Heitor Villa-Lobos é possível destacar: Cantinela; O Trenzinho Caipira; Uirapuru; Choros nº 1; Choros nº 5.
Uirapuru, W133 - Symphonic poem for orchestra - 1917.
Orquesta Sinfonica de RTVE - Carlos Kalmar - Conductor.
Uirapuru is an orchestral piece with an elaborate program about the mythical Uirapuru bird in the Amazon jungle.
"The bird's nightly song lured the Indians into the woods in search of the enchanting singer. In such a search, a gay group of young natives come upon an ancient and ugly Indian seated in the forest playing upon his nose-flute ... Suspecting the invasion of their forest by this unsightly old man, the natives beat him mercilessly and drive him out. Continued search for the elusive uirapuru by the natives is witnessed by all the members of the nocturnal animal and insect kingdoms ... A beautiful maiden appears—also lured by the sweet song of the uirapuru. Armed with bow and arrow, she catches up with the Enchanted Bird, piercing its heart, where-upon the singing Bird is immediately transformed into a handsome youth. The Happy Huntress, who has thoroughly captivated the handsome youth, followed by the amazed natives, is about to leave the forest when they are halted by the shrill unpleasant notes of the distant nose-flute. Suspecting the arrival of the ugly Indian ... the natives hide in the dense woods. The unsuspecting youth boldly confronts the ugly Indian who slays him with a perfectly placed arrow. As the Indian maidens tenderly carry the body to a nearby fountain, it is suddenly transformed into a beautiful Bird which flies, its sweet song diminishing, into the silence of the forest."
Heitor Villa-Lobos foi o mais importante e reconhecido maestro brasileiro. Nasceu em 5 de março de 1887, no Rio de Janeiro. Morreu em 1959, na capital fluminense.
A influência musical do maestro foi direcionada pelo pai, que o ensinou a tocar clarinete e violoncelo. Aos seis anos, Villa-Lobos é levado a reconhecer características do gênero, caráter, origem, estilo e ruído musicais. A família morava, então, no Estado de Minas Gerais.
Na mesma época, sob a influência de uma tia, começa a ouvir as composições de Johann Sebastian Bach. A obra do compositor alemão é importante inspiração para o trabalho de Villa-Lobos e sua carreira em geral.
Heitor Villa-Lobos.
Essa característica é verificada nas nove peças "Bachianas Brasileiras", uma de suas mais importantes composições. A segunda peça da obra é denominada "Trenzinho Caipira".
De volta ao Rio de Janeiro, Villa-Lobos é seduzido pelo "choro". O estilo de música popular não era aprovado pelos pais e o rapaz passa a estudar violão escondido. A transgressão resulta em uma série de 14 obras, "Choros".
O amadurecimento musical do futuro maestro é iniciado por uma série de viagens ao interior do Brasil. O percurso inclui o Espírito Santo, Bahia e Pernambuco a partir de 1905. Quatro anos depois, Villa-Lobos chega ao interior paranaense, em Paranaguá, onde toca violoncelo e violão.
Cidades do interior nortista e nordestino estão no percurso realizado entre 1911 e 1912. O conhecimento das peculiaridades regionais influencia diretamente na obra do maestro, que retorna ao Rio de Janeiro em 1913.
A ampliação do conhecimento e atuação musical do Villa-Lobos ocorre em sua primeira temporada em Paris. O maestro brasileiro chegou à capital francesa em 1923, com apoio financeiro da Câmara dos Deputados. Na cidade, é influenciado diretamente pela obra do russo Igor Stravinsky.
Em Paris, Villa-Lobos recebe apoio de artistas brasileiros, como Tarsila do Amaral (1886 - 1973). Em 1924, retorna ao Brasil porque o orçamento recebido para a permanência na Europa era insuficiente.
A retomada do projeto europeu só ocorre em 1927, onde o maestro permanece por três anos. É nessa fase que recebe reconhecimento internacional.
De volta ao Brasil, em 1930, inicia um ousado projeto de educação musical a partir de São Paulo. Sua atuação resulta na criação, no âmbito do governo federal, do Conservatório Nacional de Canto Orfeônico. A inauguração do espaço ocorreu em 1942.
Dois anos depois, Villa-Lobos aceita o convite do maestro norte-americano Werner Janssen e inicia uma turnê pelos Estados Unidos. Até então, o maestro brasileiro resistia, mas foi demovido por conta da diplomacia entre os países aliados na Segunda Guerra Mundial.
O músico retornou várias vezes ao país, onde gravou obras e fechou um ciclo de reconhecimento internacional. O maestro morreu no dia 17 de novembro de 1959, vítima de câncer.
Entre as cerca de mil composições do maestro Heitor Villa-Lobos é possível destacar: Cantinela; O Trenzinho Caipira; Uirapuru; Choros nº 1; Choros nº 5.
Orquesta Sinfonica de RTVE - Carlos Kalmar - Conductor.
Uirapuru is an orchestral piece with an elaborate program about the mythical Uirapuru bird in the Amazon jungle.
"The bird's nightly song lured the Indians into the woods in search of the enchanting singer. In such a search, a gay group of young natives come upon an ancient and ugly Indian seated in the forest playing upon his nose-flute ... Suspecting the invasion of their forest by this unsightly old man, the natives beat him mercilessly and drive him out. Continued search for the elusive uirapuru by the natives is witnessed by all the members of the nocturnal animal and insect kingdoms ... A beautiful maiden appears—also lured by the sweet song of the uirapuru. Armed with bow and arrow, she catches up with the Enchanted Bird, piercing its heart, where-upon the singing Bird is immediately transformed into a handsome youth. The Happy Huntress, who has thoroughly captivated the handsome youth, followed by the amazed natives, is about to leave the forest when they are halted by the shrill unpleasant notes of the distant nose-flute. Suspecting the arrival of the ugly Indian ... the natives hide in the dense woods. The unsuspecting youth boldly confronts the ugly Indian who slays him with a perfectly placed arrow. As the Indian maidens tenderly carry the body to a nearby fountain, it is suddenly transformed into a beautiful Bird which flies, its sweet song diminishing, into the silence of the forest."
Anu Komsi sings Villa-Lobos' Aria-Cantilena.
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