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23 setembro 2024

EMBURRECIMENTO PROGRAMADO / DUMBING US DOWN



DUMBING US DOWN / EMBURRECIMENTO PROGRAMADO - O CURRÍCULO OCULTO DA ESCOLARIZAÇÃO OBRIGATÓRIA

O debate atual sobre termos um currículo nacional é uma farsa. Já temos um currículo oculto cujo objetivo é emburrecer, e nenhuma mudança nos conteúdos pode reverter seus efeitos macabros. As escolas ensinam exatamente o que pretendem, e o fazem muito bem: elas são um mecanismo de engenharia social.

Está na hora de encararmos o fato de que a escola obrigatória é nociva para as crianças e que fazer remendos não resolverá o problema. A culpa não é dos professores ruins ou da falta de investimento: injetar mais dinheiro ou mais gente nessa instituição doente fará apenas com que ela fique ainda mais doente.


Se queremos mudar o que está rapidamente se transformando num desastre de ignorância, temos de compreender que a instituição escolar serve para “escolarizar”, mas não para “educar”, e que “educar” e “escolarizar” são termos mutuamente excludentes. É urgente ignorarmos as vozes autorizadas da televisão e da mídia e recuperarmos as premissas fundamentais de uma verdadeira educação.

John Taylor Gatto (1935-2018) nasceu em Monongahela na Pensilvânia. Ele passou mais de 30 anos em sala de aula; foi o "professor do ano" da cidade de Nova York em 1989, 1990 e 1991, e de todo o estado de Nova York em 1991. Nesse mesmo ano anunciou que deixaria as classes por não querer mais "ganhar a vida machucando crianças", e passou a se dedicar integralmente a escrever e dar palestras contra a escola obrigatória. Ele enfatiza a diferença entre famílias ou comunidades e "redes operacionais" (networks), seus substitutos maléficos. Com DUMBING US DOWN (EMBURRECIMENTO PROGRAMADO) de 1992, Gatto inspirou milhares de pais a tirarem os filhos da escola e praticarem educação domiciliar.


"Muita gente tem dificuldade de enxergar que nossa rede de escolarização formal não deveria aumentar. Creio que um dos motivos é não compreenderem a diferença real entre famílias e redes operacionais. Quem admira a instituição escolar geralmente admira as redes operacionais e enxerga seus benefícios, mas ignora seu aspecto negativo: redes operacionais, mesmo as boas, esgotam a vitalidade das famílias; promovem soluções mecãnicas para problemas humanos, para os quais somente um lento processo de autoconhecimento e cooperação traria soluções duradouras."

John Taylor Gatto


O debateatual sobre termos um currículo nacional é uma farsa. Já temos um currículo oculto cujo objetivo é emburrecer, e nenhuma mudança nos conteúdos pode reverter seus efeitos macabros. As escolas ensinam exatamente o que pretendem, e o fazem muito bem: elas são um mecanismo de engenharia social.

Está na hora de encararmos o fato de que a escola obrigatória é nociva para as crianças e que fazer remendos não resolverá o problema. A culpa não é dos professores ruins ou da falta de investimento: injetar mais dinheiro ou mais pessoas nessa instituição doente fará apenas com que ela fique mais doente.

Se queremos parar o que está se tornando um desastre de ignorância, temos de compreender que a instituição escola serve para escolarizar, mas não para educar, e que eduacar e escolarizar são termos mutuamente excludentes. É urgente desprezarmos as "vozes autorizadas" da televisão e da mídia e recuperarmos as premissas fundamentais de uma verdadeira educação.



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3 comentários:

  1. Quede proponha uma Educacao de melhor qualidade! Nossas familias nao tem,em sua maioria,condicoes de substituir a escola para educar etransmitir conhecimentos ,ainda q basicos, aos filhos. Sonho impossivel do autor.

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    1. Veja este vídeo de Tatiana Feltrin que explica bem a situação até onde é possível:
      https://www.youtube.com/watch?v=stil9HDopEg&t=1726s

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  2. Podemos melhorar a educação começando a corrigir os nossos próprios erros de português quando escrevemos!

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