Postagem em destaque

BRAVE NEW WORLD / ADMIRÁVEL MUNDO NOVO / UN MUNDO FELIZ (Part 2 of 2)

THE MIKE WALLACE INTERVIEW - GUEST: ALDOUS HUXLEY - 05/18/1958. ENTREVISTA DE MIKE WALLACE -  CONVIDADO: ALDOUS HUXLEY - 18/05/1958....

29 julho 2016

PLANETAS NO LUGAR DA LUA

Como seria se tivéssemos os planetas do sistema solar na posição da lua?

A ideia e execução foram do autor e artista Ron Miller. Partindo de uma imagem com a Lua surgindo no céu, ele criou uma série de ilustrações, colocando um planeta do sistema solar diferente em cada uma delas. O resultado é o que se vê abaixo (clique nas imagens para ampliar).

Levou-se em conta a distância da Lua para a Terra e foram mantidos a composição química e o brilho de cada planeta, simulando que as condições seriam as mesmas caso os planetas estivessem no lugar da Lua.

Lua.

Mercúrio.

Vênus.

Marte.

Júpiter.

Saturno.

Urano.

Netuno.

Segue também este vídeo de 1 min. e 30 seg. sobre como seriam vistos os planetas do sistema solar se estivessem posicionados no lugar da lua durante o dia.



*    *    *    *    *

28 julho 2016

100.000 Visitas ao Portal

Abaixo o estereograma do selo das 100.000 visitas, atingidas nesta semana.

O selo foi feito com utilização do Power Point. Isso mesmo, dá para fazer estereogramas usando recursos mistos do Power Point e do aplicativo Paint, sem usar softwares especiais específicos para esse fim. Poucos sabem dessa possibilidade.

Estereograma do Selo Comemorativo de "100.000 Visitas ao Portal Furnari", usando o Ícone do Portal como inspiração (clique na imagem para ampliar e veja o selo em 3D). Fique com os olhos perpendiculares à imagem. Junte as duas figuras do selo no centro "cruzando os olhos" para visualizar. O fundo escuro serve para facilitar a visualização.


*  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *

20 julho 2016

Dia da 1ª Viagem à Lua (1969)

A 1ª viagem à lua foi feita em 20 de julho de 1969, data que passou a representar um marco histórico para a humanidade em termos de exploração espacial.

Viagem à Lua na Apollo 11

Em 20 de julho de 1969, os três astronautas: Neil Armstrong, Michael Collins e Edwin Aldrin, viajaram à Lua a bordo da espaçonave Apollo 11.

Composta pelo módulo de comando Columbia, o módulo lunar Eagle e o módulo de serviço, a Apollo 11, com seus três tripulantes a bordo, foi lançada de Cabo Canaveral, na Flórida, às 13:32 UTC de 16 de julho, na ponta de um foguete Saturno V, sob o olhar de centenas de milhares de espectadores que enchiam estradas, praias e campos em redor do Centro Espacial Kennedy e de milhões de espectadores pela televisão em todo o mundo, para a histórica missão de oito dias de duração, que culminou com as duas horas e quarenta e cinco minutos de caminhada de Armstrong e Aldrin na Lua, coletando pedras e amostras do solo lunar, tirando fotos e fazendo algumas experiências.

Quando Armstrong pisou na Lua, proferiu a famosa frase: "Este é um pequeno passo para um homem; um salto gigantesco para a humanidade".

Demais naves que pousaram na lua.
20 de julho, quarta-feira: lua cheia na data da chegada do homem na lua, em 20 de julho de 1969, 47 anos atrás.

01 julho 2016

ALGO MAIS SOBRE Спутник 1 (Sputnik 1)

Sputnik 1 - "Спутник 1" foi a primeira missão do Programa Sputnik, que enviou o primeiro satélite artificial da Terra. A missão foi lançada pela antiga URSS, União Soviética, em 4 de outubro de 1957 do Cosmódromo de Baikonur.

  • Data de lançamento: 4 de outubro de 1957 7:28 PM;
  • Velocidade máxima: 29.000 km/h;
  • Altura da órbita: 577 km;
  • Velocidade em órbita: 8 km/s;
  • Fabricante: RKK Energia;
  • Custo: 15 milhões RUB (1957).
"Простейший Спутник 1".
"Elementary Satellite 1".

Sputnik 1 [Russo "Спутник-1" - "Простейший Спутник-1", ou "Satélite Elementar-1"].

Lançado o 4 de outubro de 1957 pela União Soviética, o Sputnik 1 foi o primeiro satélite artificial da história. Em 1885 Konstantin Tsiolkovsky foi o primeiro a escrever em seu livro "Sonhos da Terra e o Céu",como um satélite poderia ser lançado em uma órbita de pouca altitude.

O Sputnik 1 tinha uma massa aproximada de 83 kg. Seu foguete, chamado Foguete Sputnik, de dois estágios, tinha 19 metros de altura e pesava 137 toneladas. Seu estágio dois também entrou em órbita. O foguete era propulsado por LOX (oxigênio líquido) e querosene, que ainda são utilizados pela Rússia em suas missões espaciais da Soyuz. O sistema de controle do Foguete Sputnik foi ajustado para uma órbita elíptica com perigeu de 223 km e apogeu de 1450 km, com período orbital de 101,5 minutos. Após o lançamento, os parâmetros da órbita do satélite foram verificados com perigeu de 228,6 km e apogeu de 947 km e período inicial da órbita de 96,17 minutos.

O Sputnik 1 foi a primeira tentativa não frustrada de se colocar um satélite artificial em órbita ao redor da Terra. Foi lançado do Cosmódromo de Baïkonour, e foi o primeiro de uma série de satélites que fizeram parte do programa Sputnik da antiga União Soviética URSS.

Primeiramente o satélite havia sido concebido com formato cônico de cerca de 1,5 t, com a capacidade de fazer muitas medidas físicas no espaço, mas quando os soviéticos souberam que os projetos estadunidenses do Vanguard eram de dois satélites, sendo um deles pequeno, tão só para verificar se era possível se colocar algo em órbita. Os russos decidiram fazer o mesmo, realizando o que se traduz como "o satélite mais simples".

(1)

(2)   (3)
(1) e (2) desenhos esquemáticos do SPUTNIK 1.
(3) cartaz de época do SPUTNIK 1.

O satélite artificial Sputnik 1 era uma esfera de alumínio de 58 cm de diâmetro que levava quatro longas e finas antenas. O artefato obteve informações sobre a densidade das altas camadas atmosféricas e a propagação de ondas de rádio na ionosfera. Os instrumentos e fontes de energia elétrica estavam alojados em uma cápsula que também incluía transmissores de rádio.

Como a esfera estava cheia de nitrogênio pressurizado, o Sputnik 1 proporcionou a primeira oportunidade de se detectar meteoroides, mesmo que ele não tenha detectado nenhum na ocasião.

Seus transmissores funcionaram durante três semanas, até que as baterias falharam. Foi monitorizado com grande interesse em todo mundo. A órbita do então satélite inativo foi observada mais tarde opticamente, até cair 92 dias após seu lançamento (3 de janeiro de 1958), após ter completado cerca de 1.400 órbitas em torno da Terra e acumulando uma distância de viagem aproximada de 70 milhões de km.

O foguete auxiliar de lançamento do Sputnik 1 também atingiu a órbita terrestre e foi visível durante a noite como um objeto de magnitude 1, enquanto a pequena mas polida esfera do satélite, mal era visível em magnitude 6, e devido a isso o Sputnik era mais difícil de ser seguido da Terra.

Segue uma série de vídeos sobre o Sputnik 1 "Спутник-1"

Sputnik 1: Rare stock-shots, launch, and Baïkonour launch control .
Time: 14 min. 08 seg..

Russian Sputnik Film.
Time: 06 min. 12 seg..

SPUTNIK (em Português).
Time: 04 min. 56 seg..

1957 - First Satellite in Space (Sputnik).
Time: 03 min. 24 seg..

Veja também as postagens:

PROGRAMA SPUTNIK - Спутник - SPUTNIK PROGRAM
SPUTNIK - Спутник - THE FIRST ONE




*  *  *  *  *  *  *