Solo
Panorama da cratera Gusev, onde o Spirit (foi um veículo de exploração espacial não tripulado, cuja missão era estudar o planeta Marte, permanecendo ativo de 2004 a 2010) analisou basaltos vulcânicos.
A sonda Phoenix enviou dados que mostraram que o solo marciano é ligeiramente alcalino e contém elementos como magnésio, sódio, potássio e cloro. Esses nutrientes são encontrados nos jardins da Terra e são necessários para o crescimento das plantas. Experimentos realizados pela sonda mostraram que o solo marciano tem um pH básico de 7,7 e contém 0,6% do sal perclorato.
Fotografia panorâmica da cratera Victoria feita em 2006 pela Opportunity (foi o segundo dos dois veículos exploradores geológicos da NASA, que aterraram em Marte em 2004. Lançado em 7 de julho de 2003, o Opportunity aterrissou em Marte em 25 de janeiro de 2004 no Meridiani Planum , três semanas depois que a sonda Spirit (MER-A), que também fazia da parte da missão da NASA Veículos Exploradores de Marte, tocou a superfície do outro lado do planeta. Enquanto o Spirit ficou imóvel em 2009 e encerrou suas comunicações em 2010, o Opportunity permaneceu ativo por mais de 15 anos, ultrapassando o objetivo planejado de duração da missão que era de 90 dias marcianos. O Opportunity continuou em movimento, coletando informações científicas e as enviando à Terra até 2018).
Estrias são comuns em Marte e novas aparecem com frequência em encostas íngremes de crateras, desfiladeiros e vales. As estrias são escuras no início e ficam mais claras com o tempo. Elas podem começar em uma pequena área e, em seguida, espalhar-se por centenas de metros. Elas também foram vistas seguindo as bordas das pedras e outros obstáculos em seu caminho. As teorias mais comumente aceitas indicam que elas são camadas subjacentes escuras do solo descobertas após avalanches de poeira brilhante ou redemoinhos. Várias explicações têm sido propostas, algumas das quais envolvem água ou mesmo o crescimento de organismos.
POSTAGEM EM ANDAMENTO.
* * * * *
Nenhum comentário:
Postar um comentário