SOLARIS (livro)
"Nós não precisamos de outros mundos.
Nós precisamos de espelhos.
Nós não sabemos o que fazer com outros mundos.
Um único planeta, o nosso, nos é suficiente;
mas nós não conseguimos aceitar isso do jeito que é."
Stanislaw Lem
Solaris é um romance de ficção científica escrito em 1961 pelo autor polonês Stanisław Lem. Narra a saga de uma equipe de cientistas em uma estação de pesquisa enquanto eles tentam entender uma inteligência extraterrestre, que assume a forma de um vasto oceano em um planeta alienígena chamado Solaris.
SOLARIS (filme)
Poster do filme "SOLARIS" de 1972.
Cena final do filme SOLARIS de 1972 - Diretor Andriej Tarkovski.
Solaris (em russo: Solyaris; cirílico: Солярис) é um filme soviético de 1972 de drama e ficção científica dirigido por Andrei Tarkovski com roteiro de Fridrikh Gorenshtein e do próprio Tarkovsky baseado no romance Solaris, do escritor polonês Stanisław Lem. O filme foi a tentativa de Tarkovsky de trazer uma nova profundidade emocional aos filmes de ficção científica; ele viu a maioria das obras ocidentais do gênero como superficiais devido ao seu foco na invenção tecnológica.
Sinopse
A trama gira em torno de uma estação espacial orbitando o planeta fictício Solaris, onde uma missão científica foi paralisada porque a tripulação de três cientistas entrou em crise emocional. O psicólogo Kris Kelvin (Banionis) viaja até a estação para avaliar a situação, apenas para encontrar os mesmos fenômenos misteriosos que os outros.
Produção
Stanisław Lem quase não permitiu a adaptação de Tarkovski, uma vez que o diretor russo inicialmente insistia em retirar do roteiro toda a alusão à ficção científica, o que desagradou profundamente o escritor polonês. Tarkovski teria cedido, e a ação se dá principalmente em uma estação espacial que orbita Solaris.
* * * * *
Nenhum comentário:
Postar um comentário