Isso seria cerca de 3.100 metros além do pico Everest, que nesse caso não poderia ter sido escalado.
A temperatura diminui cerca de 5ºC a cada 1000 metros e, a 12.000 metros, a temperatura é de cerca de -60ºC. Seria, portanto, muito frio para que humanos sobrevivessem sem trajes que seriam muito pesados.
Além disso, a pressão do ar a 12.000 metros é apenas 25% da pressão atmosférica no nível do mar. O ar torna-se muito rarefeito para ser respirado, o que tornaria necessário oxigênio extra. Mas não há tanques de oxigênio grandes o suficiente para conter a quantidade necessária de oxigênio para que um alpinista subisse dos cerca de 8.000 metros (que é a altitude mais alta para se respirar sem oxigênio extra) até 12.000 metros.
Altitudes acima de 8.000 metros estão na conhecida como ZONA DE MORTE DO MONTANHISMO. O ar é muito rarefeito para ser respirado e a quantidade de oxigênio não é suficiente para a sustentação de vida humana por um longo período de tempo. O MAL DA MONTANHA, também conhecido como DOENÇA DAS ALTURAS ou HIPOBAROPATIA, é uma ameaça significativa nesta elevação e pode facilmente ser fatal.
Também torna-se difícil dormir, e o sistema digestivo da maioria dos alpinistas ou diminui ou para o seu funcionamento. Isso ocorre porque nessas altitudes o organismo passa a usar fontes energéticas já armazenadas, em vez de digerir novos alimentos. A maioria dos escaladores teriam no máximo apenas dois ou três dias para conseguirem subir os 3.100 metros adicionais e atingirem esse hipotético cume de 12.000 metros, não sendo possível ser escalado em um período tão curto de tempo.
Mount OLYMPUS - Mars - 22 km high.
VEJA A POSTAGEM: BIGGEST MOUNTAIN PEAKS / MAIORES PICOS DO MUNDO.
* * * * *
Nenhum comentário:
Postar um comentário