O Sol do ponto de vista de cada planeta do Sistema Solar
Mercúrio: o planeta fica a 58 milhões de quilômetros do sol, ou 39% da distância da Terra do Sol. Em Mercúrio, o Sol surge, aproximadamente, três vezes maior do que na Terra.
Vênus: o Sol quase não apareceria em Vênus por causa das densas nuvens carregadas de ácido sulfúrico. O astro fica a 107,8 milhões de quilômetros do planeta - 72% da distância da Terra do Sol.
Terra: estamos a 149,6 milhões de quilômetros do Sol. A esta distância, o Sol cobre uma área do céu de cerca de 0,5 grau. A Lua cobre a mesma área. Isto significa que quando a Lua passa entre o Sol e o nosso planeta, somos presenteados com o eclipse solar.
Marte: o Sol no empoeirado Planeta Vermelho está a 228,5 milhões de quilômetros e se apresenta menor do que na Terra.
Júpiter: o Sol visto de Europa, uma das luas de Júpiter. Este planeta fica a 779 milhões de quilômetros da estrela, ou cerca de 5,2 vezes mais longe do que a distância da Terra do Sol. Aqui vemos Júpiter prestes a eclipsar um Sol cinco vezes menor do que o que vemos da Terra. A luz solar que passa através da densa atmosfera do planeta o ilumina na forma de um anel de luz vermelha.
Saturno: aqui o Sol está a, aproximadamente, 1,4 bilhão de quilômetros de Saturno, ou seja, 9,5 vezes mais longe do que a distância da Terra do sol. Em Saturno, cristais de água e gases, incluindo amônia, refratam a luz do Sol, criando belos efeitos ópticos, como halos e Sol ilusório. Embora a luz solar seja 100 vezes mais fraca em Saturno do que na Terra, ele ainda é muito brilhante por lá e um óculos seria muito bem-vindo.
Urano: O Sol visto de Ariel, uma das luas de Urano. O planeta fica a 2,8 bilhões de quilômetros do Sol, ou cerca de 19 vezes mais longe do que estamos do astro.
Netuno: O Sol visto de Tritão, uma das luas de Netuno. Este gigante gasoso fica a 4,5 bilhões de quilômetros do Sol. Ou seja, 30 vezes mais longe do que a distância da Terra do Sol. Nuvens de poeira e gás expelidos por gêiseres de Tritão obscurecem parcialmente um pequeno Sol, que é apenas um ponto no céu, 30 vezes menor do que visto da Terra.
Plutão: o Sol fica a uma distância absurda de 5,9 bilhões de quilômetros, ou seja, 40 vezes a distância da Terra em relação à estrela. A partir daqui, a luz do Sol é 1.600 vezes mais fraca do que na Terra. Ainda assim, é 250 vezes mais brilhante que uma Lua cheia aqui na Terra - brilhante o suficiente para ofuscar todos os outros objetos no céu e também difícil de olhar diretamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário