05 fevereiro 2019

PROVA DOS 9 - NOVES FORA

São coisas simples que as crianças de hoje não aprendem mais nas escolas, mas que ajudavam a desenvolver o raciocínio. Parece que as escolas de hoje subtraem conteúdos, formas de resolver problemas e até significados de coisas simples. Exemplo: pergunte a uma criança de 10 ou 12 anos de hoje a que se referem as palavras luso e lusa, e muitos não saberão que se referem a Portugal. Mas nós "antigos" sempre soubemos dessas coisas muito bem desde pequeninos.








A prova dos nove e o caso da "Arithmetica Primaria" de Cezar Pinheiro Proof the nine and the case of "Arithmetica Primary" in Cezar Pinheiro - E. U. do Brasil - 1902.
Especial atenção às palavras usadas no elegante português da época.

Quando as calculadoras ainda não eram tão populares, os contabilistas utilizavam um método simples para verificar se suas contas estavam corretas: a conhecida prova dos noves ou do "noves fora".

Trata-se de um teste de validade para o cálculo manual de somas, subtrações, divisões e multiplicações de números inteiros.

Utilizando-se apenas os dígitos de entrada e saída do cálculo, muitos erros acidentais podem ser descobertos. Devido à sua facilidade de uso, essa regra pode ser utilizada até pelas crianças na escola.

Por exemplo, vamos verificar o resultado da adição de 474 e 853, que deve resultar em 1.327. Primeiro, somamos todos os algarismos de 474, obtendo 15. Depois, somamos os algarismos de 15, obtendo 6. Pode-se demonstrar que o número obtido (no caso, 6) é o resto da divisão de 474 por 9. Daí a origem da frase "474 noves fora dá 6". Procedendo da mesma forma, o "noves fora" de 853 será igual a 7, ou seja, o resto da divisão de 853 por 9 é igual a 7.

Ao somarmos os números 474 e 853, o "noves fora" do resultado obtido sempre será igual ao "noves fora" da soma do "noves fora" de 474 com o "noves fora" de 853. Então, para verificar se a conta de adição realizada está correta, basta encontrar o "noves fora" do resultado obtido e checar se ele é igual ao "noves fora" de 13 (13 é a soma de 6 com 7). Sabemos que "13 noves fora dá 4 ". Verificando o "noves fora" do resultado 1.327, constatamos que ele também é igual a 4, o que confirma a exatidão da operação.

É importante lembrar que, se o resultado de uma conta de adição estiver correto e a prova dos noves for feita corretamente, ela irá confirmar a exatidão da resposta. Porém, se obtivermos um resultado errado na adição, existem casos em que a prova dos noves não detecta o erro.

A regra do "noves fora" ou "prova dos nove" leva este nome pelo fato que os números 9 podem ser ignorados nas somas, já que eles são o mesmo que 0 quando do cálculo do resto da divisão por 9.

-  -  -  -  -  -  -

REFERÊNCIA: "Arithmetica Primaria" de Cezar Pinheiro - Livraria Moderna Sabino Silva 1902


+ - . : + - . : + - . : 

Nenhum comentário:

Postar um comentário