18 março 2016

PROJECIOLOGIA (Histórico / Períodos) [5 de 7]

PERÍODO LABORATORIAL DA PROJECIOLOGIA

Experimentação laboratorial. método científico que consiste em observar um fenômeno natural sob condições determinadas que permitem aumentar o conhecimento que se tenha das manifestações ou leis que regem esse fenômeno.

Período Laboratorial.

Sinonímia. ensaio científico; experiência laboratorial.

Quarto. Finalmente, o quarto e último período histórico da Projeciologia seria o contemporâneo, iniciado por Charles Theodore Tart (1937-), em 1966, nos Estados Unidos da América, quando este pesquisador realizou a primeira tentativa de retirar a projeção consciente do âmbito restrito dos experimentos individuais para o recesso do laboratório, efetuando experiências com a jovem projetora, até hoje desconhecida do público, Miss Z.

Atualidade. Este período se estende até à época atual.

OBE. Nesta fase, a projeção astral foi recunhada eufemisticamente como OBE (Out-of-the-body experience), experiência fora do corpo humano, ou projeção da consciência para fora do corpo físico, denominação menos romântica, utilizada hoje por muitos parapsicólogos e introduzida nos laboratórios sofisticados do mundo científico pela Parapsicologia.

Estatísticas. Ocorre, em conseqüência, a intensificação das pesquisas estatísticas de opinião pública sobre o assunto e fenômenos correlatos, o uso de instrumentação laboratorial mais sofisticada, desde mapas, gráficos e tabelas, passando pelos medidores de reações epidérmicas (BSR e GSRs), o eletrencefalógrafo (EEG), eletrocardiógrafo (ECG), eletro-opticógrafo (EOG), o fotoplestimógrafo com base digital e polígrafos diversos, até chegar aos intercomunicadores, cassetes, videocassetes, disquetes, CD-ROMs e demais recursos afins da informática.

Exatidão. A exatidão do esquema dos períodos históricos da Projeciologia é discutível.

Culturas. Conforme as áreas geográficas, costumes, usos e níveis culturais, os períodos antigo, esotérico e exotérico prosseguem, continuam a existir e têm representantes entre nós.

Perspectivas. Contudo, o período laboratorial acena com perspectivas realmente otimistas e animadoras para oferecer à humanidade terrestre esforços novos em direção a uma síntese e maior compreensão dos fatos estabelecidos pela Projeciologia, com inúmeras conseqüências positivas que se projetam pelos séculos vindouros.

Importância. Há de se considerar 2 aspectos nas pesquisas parapsíquicas:

     1. Casos. Os casos parapsíquicos espontâneos são importantes na medida em que fornecem indícios (ou pistas) para a experimentação laboratorial.
     2. Experimentos. Os experimentos laboratoriais são significativos porque demonstram, sob diferentes condições, o que de fato vem ocorrendo (fatos) na experiência humana.

Hierarquia. Assim, a hierarquia de importância entre essas duas abordagens (ou posições) é exatamente inversa (ou contrária).

Preferência. Nas práticas parapsíquicas, como laboratório consciencial, o clima energeticamente aconchegante (carpete, pés descalços, almofadas e ar condicionado) do ashram (corpo emocional) é sempre preferível à atmosfera socialmente solene, esterilizada, fria (mentalsoma) e distante do templo religioso profissional.

Psicossomática. Isso se deve ao fato de que o psicossoma ainda pauta completamente, de modo predominante, a conduta da média das populações humanas (total de 5 bilhões e 900 milhões de pessoas em 1997) ou crosta-a-crosta, troposféricas, e as populações extrafísicas (parapopulações 9 vezes mais numerosas do que as humanas) ou paratroposféricas deste Planeta.

Fase. Com este período laboratorial, a Projeciologia liberta-se da fase propriamente dita livresca pré-científica.

Hermetismos. A Projeciologia vem mostrar às consciências mais alertas a desnecessidade das religiões, crenças, fé e das chamadas ciências herméticas ou os hermetismos, inclusive, hoje, com as práticas diárias da tarefa energética pessoal, ou tenepes, para o restante da vida útil da conscin mais lúcida e madura.

* * * * * * * * * * * * * * *

Extraído do livro: PROJECIOLOGIA Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano - Waldo Vieira - 10ª Edição 2008 - Editares.

Acesse IIPC: Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário