Definição. Cronologia projeciológica: tratado das datas históricas, fatos dignos de registro e feitos notáveis da Projeciologia.
Cronologia (do grego "chronos", tempo, + "logos", estudo).
Sinonímia. fixação das datas projeciológicas.
Eventos. Eis a listagem de eventos mais notáveis, até o momento, 2008, da ainda curta existência da Projeciologia, incluindo os dados históricos anteriores à sua proposição na condição de ciência:
- 347 A.C. – Platão escreve sobre o caso de projeção consciente humana – uma caminhada extrafísica – de Er, o Armênio, evidenciando a universalidade deste fenômeno consciencial.
- 79 D.C. – Na Silícia, Ásia Menor, Arisdeu de Soles passa por uma experiência hoje chamada da quase-morte com vivências extrafísicas que ficou como o primeiro relato, mais detalhado, registrado para a posteridade, e que chegou até nós, através de Plutarco de Queronéia.
- 100 D.C. – Plutarco de Queronéia registra o relato projetivo consciente de Arisdeu de Soles, da Silícia, Ásia Menor.
- 1743 – Em Estocolmo, na Suécia, tem início o Diarii Spiritualis de Emanuel Swedenborg, que se tornaria, por isso, o precursor da Projeciologia e o primeiro diarista projetivo que perdurou por suas anotações através de duas décadas.
- 1832 – Lançamento em Paris da novela psicológica, autobiográfica, Louis Lambert, que consagraria o seu autor, Honoré de Balzac, na qualidade de primeiro profeta (precognitor) da Projeciologia.
- 1832 – Honoré de Balzac, em Paris, dá o nome de Homo duplex ao projetor consciente humano.
- 1857, 18 de Abril – Em Paris é lançado (primeira edição) Le Livre des Esprits, de Allan Kardec, que estuda no capítulo oitavo, tópicos 153 a 171, a emancipação da alma (consciência intrafísica) durante a vida corporal (Projeciologia), aspecto dos fenômenos dos espíritos que foi esquecido no espiritismo, seja no movimento francês e em outros países, ao serem enfocadas, emgeral, de preferência, as consciências extrafísicas e os seus fenômenos.
- 1929 – Lançamento nos Estados Unidos da América da obra The Projection of the Astral Body, de Sylvan Joseph Muldoon e Hereward Hubert Lavington Carrington, que veio a ser o primeiro clássico da Projeciologia.
- 1939 – O russo Semyon D. Kirlian reapresenta as controvertidas irradiações eletrográficas.
- 1946 – Lançada, pela primeira vez e sem maiores resultados práticos dentro da Socin, a técnica conscienciológica da invéxis (Invexologia), já autopesquisada pelo autor de maneira teática.
- 1962 – O russo Iosif M. Goldberg redescobre a “novidade” da percepção dermo-óptica.
- 1966 – Este autor começa a dar prioridade e tempo integral às pesquisas da Projeciologia / Conscienciologia, em seus trabalhos (Experimentologia).
- 1966 – Lançada a técnica de assistencialidade interconsciencial da tenepes, tarefa energética pessoal, diária, para o resto da vida intrafísica, chamada popularmente de passes para o escuro.
- 1966 – Na Universidade da Califórnia, em Davis, nos Estados Unidos da América, o pesquisador Charles Theodore Tart promove a primeira experiência em laboratório com as projeções conscientes humanas.
- 1970 – Proposta oficialmente a Teoria do Homo sapiens serenissimus e seus corolários (Serenologia).
- 1971 – Em New York, NY, é lançado a obra Journeys Out of the Body, de Robert Monroe, hoje várias edições, tornando o primeiro best-seller internacional da Projeciologia.
- 1975 – Nos Estados Unidos da América é lançado o livro Life After Life, de Raymond A. Moody Jr., com prefácio de Elisabeth Kübler-Ross, que se tornou um best-seller internacional. A pequena obra chamou a atenção mundial, pela primeira vez, para as experiências da quase-morte (EQM) e, conseqüentemente, para os fenômenos extracorpóreos, abrindo, um campo novo e inesperado, dentro das áreas da medicina, para as pesquisas da Projeciologia.
- 1978 – Em Storrs, no Connecticut, Estados Unidos da América, é instalada The International Association for Near-Death Studies (IANDS), uma organização mundial de cientistas e do público em geral, dedicada à exploração das experiências da quase-morte (1 dos 54 fenômenos do complexo fenomenológico básico da Projeciologia) e suas implicações.
- 1979 – Lançada a técnica consciencioterápica de profilaxia e autodefesa do estado vibracional (EV), inclusive o EV profilático (Paraprofilaxia).
- 1980 – Proposta a Teoria do Megaparadigma Cosmoético, a Cosmoética ou, popularmente, a moral cósmica.
- 1980 – Proposta, dentro da Socin Conscienciológica, a Teoria da Interassistencialidade, ou a tacon, tarefa primária da consolação, e a tares, tarefa evoluída do esclarecimento.
- 1980 – Lançada a técnica consciencioterápica do acoplamento áurico (Holochacralogia).
- 1981 – Em Storrs, no Connecticut, nos Estados Unidos da América, a IANDS lança a primeira publicação periódica, journal ou revista técnica, Anabiosis – The Journal for Near-Death Studies, dedicada especificamente à publicação de trabalhos de pesquisa das experiências da quase-morte.
- 1981 – Em Storrs, no Connecticut, nos Estados Unidos da América, é lançado o primeiro boletim (quarterly digest) Vital Signs, da IANDS, dedicado a noticiar os trabalhos e tarefas da equipe de pesquisas da primeira organização dedicada exclusivamente à investigação das experiências da quase-morte.
- 1981, 06 de Setembro – No Rio de Janeiro é fundado o Centro da Consciência Contínua, com a presença de 19 pessoas, que pela primeira vez chamava a atenção, particularmente, para a condição da continuidade da lucidez consciencial e desencadearia a criação de dezenas de outros Centros em várias localidades.
- 1981 – No Rio de Janeiro, é publicado o livro Projeções da Consciência, hoje em sua 5ª edição, inclusive com edições em Espanhol e Inglês, onde é proposto, pela primeira vez, o termo Projeciologia.
- 1982 – Proposta a hipótese de trabalho conscienciométrica dos cons ou as unidades de lucidez da consciência (Holomaturologia).
- 1982 – Segundo estimativas dos pesquisadores, ocorrem 8 milhões de experiências da quase-morte (EQMs) por ano.
- 1982, Novembro – Sebastião Mendes de Carvalho, da equipe de pesquisadores do Centro da Consciência Contínua, do Rio de Janeiro, publica o primeiro artigo na imprensa em geral empregando o termo Projeciologia no título da matéria. Veículo: revista Reencarnação, mensário de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul, Brasil, p.14 e 15.
- 1983, Junho – Em São Paulo, SP, Brasil, é publicado no Jornal Espírita, a coluna mensal Boletim de Projeciologia Nº 1, e que chegou a 83 edições nos anos posteriores (Comunicologia).
- 1983 – No Estado de São Paulo, SP, Brasil, são publicados artigos apaixonados de patrulheiros ideológicos espíritas, extremamente puristas, ortodoxos e sectários, contra a Projeciologia (Exemplos: Monteiro; Worm), que vieram a atrair atenção maior para as pesquisas do fenômeno da projeção consciente humana. Na ocasião, o Centro da Consciência Contínua, no Rio de Janeiro, não conseguiu atender ao aumento do volume das cartas de pedidos de informações projeciológicas.
- 1983, Agosto – Em São Paulo, SP, Brasil, é publicado no jornal Folha Espírita, p. 6, a Carta Aberta aos Espíritas, na qual este autor expõe publicamente o seu posicionamento perante a Projeciologia a partir dos patrulheiros ideológicos do movimento kardecista do Brasil (Parapedagogia).
- 1984, Março – Em São Paulo, SP, Brasil, é publicado o artigo Maturidade Extrafísica, por este autor, no Jornal Espírita, p. 4, enfatizando pela primeira vez a importância da maturidade integral (Holomaturologia) da consciência.
- 1985, 29 a 31 de Março – Em Kansas City, Montana, nos Estados Unidos da América, é realizada a primeira Convention (Assembléia) da IANDS – The International Association for Near-Death Studies, dedicada exclusivamente aos estudos e discussões das experiências da quase-morte.
- 1986, 31 de Janeiro – No Rio de Janeiro, é lançada esta obra Projeciologia, em sua primeira edição experimental de 5.000 (cinco mil exemplares), distribuída gratuitamente (hoje esgotada), apresentando a primeira grande bibliografia internacional sobre os temas projeciológicos (1907 títulos). Apareceu o primeiro Código de Ética Extrafísico, embutido na mesma obra, cap. 132, p. 211-213, indicando 16 itens práticos relativos à Cosmoética; e também os 3 estados conscienciais básicos, p. 34.
- 1986 – Proposta a Teoria do Paradigma Consciencial e seus corolários.
- 1986 – Proposta a Teoria da Interprisão Grupocármica e seus corolários (Holocarmologia).
- 1987 – Em Bryn Athyn, Pennsilvania, nos Estados Unidos da América, é lançada pela IANDS, o boletim Revitalized Signs, sucessor do Vital Signs, e com os mesmos objetivos.
- 1987, 12 a 16 de Junho – Foi realizado o Primeiro Seminário de Projeciologia de Brasília, ficando registrado em um folheto de autoria do Prof. Basilio Baranoff.
- 1987, 12 e 13 de Dezembro – No Centro de Convenções da Unicamp, em Campinas, SP, Brasil, foi realizado o I Simpósio Brasileiro de Consciência Contínua – SBCC, quando este autor defendeu a Teoria do Homo sapiens serenissimus. Deste primeiro certame mais amplo sobre aspectos gerais da Projeciologia, participaram 142 pessoas, procedentes de 8 estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Santa Catarina, Sergipe, Amazonas e o Distrito Federal, e de um total de 7 capitais e 21 cidades.
- 1988, 16 de Janeiro – No Rio de Janeiro é fundado o Instituto Internacional de Projeciologia – IIP, o primeiro instituto dedicado exclusivamente às pesquisas, estudos e ensino dos temas projeciológicos (Conscienciocentrologia).
- 1988 – Lançadas as técnicas básicas da Consciencioterapia.
- 1988 – Diagnosticada a Síndrome de Swedenborg, segundo a Consciencioterapia.
- 1989 – Proposta a Teoria da Desperticidade como sendo o procedimento teático, mais prioritário e factível, a curto prazo, no caminho evolutivo da consciência intrafísica, em nosso atual estágio médio de progresso intraconsciencial (Despertologia).
- 1989, Junho – É lançado o Bipro ou o Boletim de Informações da Projeciologia, do Instituto Internacional de Projeciologia, no Rio de Janeiro, RJ (Comunicologia).
- 1990 – Proposta a Teoria conscienciológica do Traforismo e seus corolários (traços-força da consciência).
- 1990 – Proposta a Teoria conscienciológica do Pensene (pensamento, sentimento e energia consciencial) e seus corolários (Pensenologia).
- 1990 – Lançado e estabelecido teaticamente (teoria e técnica) o Vínculo Consciencial, dentro da Socin Conscienciológica (Parassociologia), no Instituto Internacional de Projeciologia, no Rio de Janeiro, RJ.
- 1990 – Lançada a técnica conscienciométrica e parassexual da Aura Peniana (Sexossomática), objetivando notadamente os jovens (rapazes).
- 1990 – Lançada a técnica conscienciológica e parassexual do Holorgasmo (Sexossomática).
- 1990, 4 a 7 de Junho – É realizado o I Congresso Internacional de Projeciologia, no Rio de Janeiro, RJ, Brasil (Comunicologia).
- 1991 – Proposta a Teoria conscienciológica da Paracomatose Consciencial (Projecioterapia, Consciencioterapia).
- 1991 – Proposta a Teoria do Casal Incompleto e seus corolários (Intrafisicologia).
- 1991 – Lançada a técnica conscienciométrica das Compensações Intraconscienciais (Conscienciometria), um recurso de auto-ajuda que interessa a todas as pessoas.
- 1992 – Proposta a Teoria da Robéxis (Intrafisicologia).
- 1992, 9 de Fevereiro – É fundado, no Rio de Janeiro, RJ, o primeiro Grinvex (Grupo de Inversores Existenciais), com 17 jovens inversores (Invexologia) do quadro de colaboradores do Instituto Internacional de Projeciologia (IIP).
- 1992, 22 de Fevereiro – Uma pesquisa no Instituto Internacional de Projeciologia (IIP), no Rio de Janeiro, RJ, sugeria 12 atitudes contra a condição da Catatonia Extrafísica.
- 1992 – A Bibliografia Internacional da Conscienciologia, contendo fenômenos específicos da Projeciologia, alcança 5.000 referências, provenientes de 37 países.
- 1993, 30 de Maio – É realizado o 1º debate amplo sobre o Paradigma Consciencial no Instituto Internacional de Projeciologia, no Rio de Janeiro, RJ.
- 1994 – Vinte por cento dos cientistas convencionais ainda dedicam trabalho e talento ao aperfeiçoamento das técnicas para matar os seus semelhantes.
- 1994 – Elevado número de investigadores parapsíquicos e multidisciplinares se dedicam de modo mais intensivo às pesquisas das EQMs, notadamente de crianças.
- 1994 – O nosso cérebro humano pesa cerca de 1 quilo e meio de matéria e quase nada se sabe ainda sobre o paracérebro (Paraneurologia).
- 1994 – Nenhuma publicação científica convencional abordara ainda a questão do pensene (Pensenologia).
- 1997, Janeiro – Lançada a Revista Conscientia.
- 1998, July – Lançado o Journal of Conscientiology.
- 1999, 21 a 24 de Outubro – É realizado o II Congresso Internacional de Projeciologia, em Barcelona, Espanha (Comunicologia).
- 2002, 16 a 19 de Maio – É realizado o III Congresso Internacional de Projeciologia e Conscienciologia, em Manhattan, NY, EUA (Comunicologia).
- 2008, 14 a 17 de Agosto – É realizado o IV Congresso Internacional de Projeciologia e Conscienciologia, em Belo Horizonte, MG, Brasil (Comunicologia).
Para saber mais veja os posts:
Projeciologia (Histórico / Períodos) [1];
Projeciologia (Histórico / Períodos) [2];
Projeciologia (Histórico / Períodos) [3];
Projeciologia (Histórico / Períodos) [4];
Projeciologia (Histórico / Períodos) [5];
Projeciologia (Histórico / Períodos) [6].
* * * * * * * * * * * * * * *
Extraído do livro: PROJECIOLOGIA Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano - Waldo Vieira - 10ª Edição 2008 - Editares.
Acesse IIPC: Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia.