01 novembro 2024

COSMOS (Livro)

Cosmos

       Autor: Carl Sagan (1934 - 1996)
       Idioma: inglês
       País: Estados Unidos
       Gênero: Divulgação científica
       Editora: Random House
       Lançamento: 1980
       Páginas: 485

O livro "Cosmos", foi lançado em 1980, e é um dos mais famosos livros do escritor de divulgação científica Carl Sagan.

Capa de outra edição de "Cosmos".

Estrutura da obra

Carl Sagan trata de tudo: "Cosmos é tudo o que existiu, existe ou existirá." O que o olhar humano alcança e, mais longe ainda, o que a mente humana alcança. Leva-nos numa viagem para a frente no espaço e para trás no tempo.

"Cosmos" está organizado em 13 capítulos e dois apêndices, nos quais Sagan aprofunda vários aspectos referidos no livro.

       1. Os Limites do Oceano Cósmico
       2. As Origens da Vida
       3. A Harmonia dos Mundos
       4. Céu e Inferno
       5. Blues por um Planeta Vermelho
       6. Relatos de Viajantes
       7. A Espinha Dorsal da Noite
       8. Viagens no Espaço e no Tempo
       9. A Vida das Estrelas
       10. O Limiar da Eternidade
       11. A Persistência da Memória
       12. Encyclopǽdia Galáctica
       13. Quem Responde pela Terra?

Significado da palavra "Cosmos"

Cosmo ou cosmos (do grego antigo κόσμος, transl. kósmos, "ordem", "organização", "beleza", "harmonia") é um termo que designa o universo em seu conjunto, toda a estrutura universal em sua totalidade, desde o microcosmo ao macrocosmo. O cosmos é a totalidade de todas as coisas deste Universo ordenado, desde as estrelas, até as partículas subatômicas. Pode ser estudado na Cosmologia.

O astrônomo Carl Sagan define o termo "cosmos" como sendo "tudo o que já foi, tudo o que é e tudo que será".

O filósofo grego Pitágoras foi o primeiro a utilizar o termo "cosmos" para referenciar o Universo, talvez querendo se referir ao firmamento de estrelas.

Cosmologia

É o estudo do cosmos em vários dos significados, dependendo do contexto. Todas as cosmologias têm em comum uma tentativa de compreender a ordem implícita e beleza dentro do todo do ser. Desta forma, a maioria das religiões e sistemas filosóficos têm uma cosmologia.

Na cosmologia física, o termo cosmos é muitas vezes usado de forma técnica, referindo-se a um continuum espaço-tempo particular dentro do (postulado) multiverso. Nosso cosmos particular, o universo observável, é geralmente escrito com inicial maiúscula (Cosmos).

Próximas Postagens sobre "Cosmos"

Foi lançada também a série de TV "Cosmos" realizada por Carl Sagan e sua esposa Ann Druyan, produzida pela KCET e Carl Sagan Productions, em associação com a BBC e a Polytel International, veiculada na PBS em 1980. A série "Cosmos" é um dos mais formidáveis exemplos da amplitude e eficácia que a divulgação científica pode atingir por meios audiovisuais, quando servida por uma personalidade carismática como Carl Sagan e por meios técnicos adequados.

Nas próximas postagens teremos os 13 capítulos da série de TV "Cosmos".



*     *     *

Nenhum comentário:

Postar um comentário