O Sistema Solar é normalmente associado aos seguintes corpos: Sol (a única estrela) e os 8 planetas que orbitam em seu redor (Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno).
Figura 1 - Principais astros do Sistema Solar: o Sol e os oito planetas. A distância entre os planetas e o Sol não se estão em escala.
Figura 2 - Nesta figura encontram-se marcadas as órbitas dos planetas interiores, a cintura de asteroides e a órbita de Júpiter (cor laranja).
Figura 3 - As órbitas dos planetas exteriores e de Plutão (cor violeta) estão em evidência. O quadrado cinza, no centro, representa a Figura 2, o círculo vermelho no canto direito representa o cometa sedna.
Figura 4 - Em vermelho está representada a órbita do cometa Sedna. O quadrado cinzento representa a figura anterior, Figura 3.
Figura 5 - Nuvem de Oort (azul) e a órbita do Sedna.
Figura 6 - Dimensões do Sistema Solar (Imagem retirada do site Portal do Astrônomo). No centro, em vermelho, está indicado o tamanho do Sistema Solar central: Sol e planetas.
Constituição do Sistema Solar
O Sistema Solar não é apenas o conjunto da sua estrela, Sol, e seus oito planetas: é também constituído por planetas-anões (como Plutão), satélites naturais de alguns planetas, cometas, asteroides e poeiras.
Na Figura 2 estão identificados os seguintes astros: Mercúrio (amarelo), Vênus (azul), Terra (verde), Marte (vermelho), o Cinturão de Asteroides (mancha amarela) e Júpiter (laranja).
O Cinturão de Asteroides faz a divisão entre os planetas interiores (Mercúrio, Vênus, Terra e Marte) e os planetas exteriores (Júpiter, Saturno, Urano e Netuno).
Todos os planetas interiores são também planetas rochosos, e todos os planetas exteriores são planetas gasosos.
Na Figura 3 estão representados os planetas Júpiter (laranja), Saturno (amarelo), Urano (verde), Netuno (azul) e o planeta-anão Plutão (violeta). No canto superior direito está indicada a localização do cometa Sedna (vermelho).
Nesta figura, como nas seguintes, o quadrado a cinzento representa a figura anterior, neste caso a Figura 2.
Sedna
O cometa Sedna é um dos cometas do Sistema Solar. Na Figura quatro está representada a sua órbita e também a parte central do Sistema Solar (dentro do quadrado cinza).
Nuvem de Oort
A Nuvem de Oort (mancha azul na Figura 5) marca o fim do Sistema Solar. Esta nuvem é um enorme conjunto de asteroides, constituídos principalmente por gelos. É desta parte mais exterior do Sistema Solar que são originários os cometas.
Na Figura 5, a órbita do cometa Sedna (já referida na Figura 4 e marcada em vermelho) encontra-se dentro do quadrado cinza.
A dimensão total do Sistema Solar é de cerca de 200.000 U.A. de diâmetro. Uma U. A. são 150 milhões de quilômetros (Figura 6).
Nenhum comentário:
Postar um comentário