O imperador bizantino Theodosius (Império Romano do Oriente) mudou-o para Constantinopla (atual Istambul) no ano de 390 depois de Cristo, e foi o responsável por transportar o obelisco do Egito para Constantinopla.
Na parte inferior do obelisco existe uma base feita na época de Theodosius que ilustra em seus relevos a suposta obra de engenharia do seu deslocamento até Istambul. Realmente é o monumento que domina todo o Hipódromo, o seu emblema mais conhecido.
Feito em granito rosa, seu estado de conservação é excelente e pode-se ver perfeitamente suas inscrições e relevos egípcios.
As fotos e mais o vídeo abaixo foram feitos por mim em Junho de 2012, e mostram detalhes do obelisco (clique nas imagens para ampliar).
4 vistas mostrando todas as inscrições existentes no Obelisco Egípcio em perfeito estado de conservação em Istambul (fotos 2012). As fotos foram tomadas quase às 19:00 horas.
Placas de identificação do Obelisco.
Nas placas temos as inscrições:
"O Obelisco Egípcio foi feito pelo Faraó Tuthmosis III no Alto Egito. O Imperador Theodosius trouxe-o de Alexandria no final do século IV depois de Cristo até a cidade de Constantinopla (atual Istambul), e foi posto no seu atual local".
"O Obelisco de Theodosius erigido em 390 depois de Cristo".
Vista geral da base do Obelisco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário