Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O Instituto Ayrton Senna é uma ONG brasileira, criada pela família Senna em 1994 e presidida por Viviane Senna, empresária e irmã de Ayrton.
"Se a gente quiser modificar alguma coisa, é pelas crianças que devemos começar, por meio da educação".
(Ayrton Senna).
(Ayrton Senna).
História
O Instituto Ayrton Senna é a concretização do sonho do tricampeão de F1 em ajudar o País a diminuir as desigualdades sociais.
Em março de 1994, ele compartilhou com sua irmã, Viviane Senna, o desejo de realizar uma ação sistemática que oferecesse oportunidades de desenvolvimento humano a crianças e jovens de baixa renda.
Ficaram de retomar o assunto no final da temporada daquele ano, mas não deu tempo. Com o evento do acidente em Ímola, em 1º de maio, a família Senna resolveu fundar o Instituto. Primeiro, como uma resposta grata ao povo brasileiro por todo o carinho e admiração dedicados ao piloto; segundo para realizar o desejo de Senna e trabalhar para que meninos e meninas de todo o País também pudessem vencer na vida.
O Instituto Ayrton Senna é a concretização do sonho do tricampeão de F1 em ajudar o País a diminuir as desigualdades sociais.
Perseguindo esse objetivo, o Instituto Ayrton Senna vem atuando em grande escala para qualificar a educação pública oferecida a crianças e jovens brasileiros.
Para isso, estabelece parcerias com o poder público (secretarias de educação municipais e estaduais), ONGs e universidades para implementar programas que aperfeiçoam a gestão educacional e combatem os principais problemas que afetam o aprendizado do aluno, diminuindo assim os índices de analfabetismo, defasagem entre a idade e a série cursada pelo estudante e abandono escolar. Também qualifica o tempo em que os alunos estão fora da escola (no contraturno) ou em escolas de tempo integral, com programas que os ajudam a desenvolver seus potenciais para transformá-los em competências e habilidades para a vida.
O trabalho do Instituto é sustentado por doações de pessoas físicas, recursos de empresas socialmente responsáveis e pelo licenciamento das marcas Senna (duplo S), Ayrton Senna e Senninha.
A cada ano, o Instituto Ayrton Senna beneficia cerca de 2 milhões de alunos de 1.300 municípios em 25 estados. Em 16 anos, são mais de 13 milhões de crianças e jovens atendidos.
Toda a produção de conhecimento e o trabalho em grande escala, voltado ao desenvolvimento pleno de crianças e jovens, recebeu o reconhecimento internacional da UNESCO, que concedeu ao Instituto a chancela da Cátedra de Educação e Desenvolvimento Humano, feito inédito para uma ONG em todo o mundo.
Programas
Todos os programas criados e implementados pelo Instituto AyrtonSenna, nas redes de ensino, em ONGs e Universidades, têm como objetivo o desenvolvimento pleno de meninos e meninas, dando-lhes subsídios para que obtenham êxito na escola e possam traçar uma história de sucesso, como pessoas, cidadãos e futuros profissionais.
Esses programas também fornecem ferramentas para uma gestão integrada, que garanta o sucesso do aprendizado e a permanência do aluno na escola.
Programas para a Educação Formal
Os programas da área de Educação Formal do Instituto AyrtonSenna têm como principal proposta promover a adoção, pelas redes de ensino, de práticas de gestão e ferramentas gerenciais para a qualificação do processo educacional, em todos os âmbitos e com foco no sucesso do aluno.
Acelera Brasil
Em um ano, o aluno desenvolve competências e aprende conteúdos correspondentes aos anos iniciais do Ensino Fundamental, para recuperar de 2 a 4 anos perdidos em repetências, voltando às turmas regulares. O Acelera Brasil é adotado como política pública nas redes municipais e estaduais de ensino para ajudar na correção do fluxo escolar. Em 2010, beneficiou: 63.944 crianças; 2.341 educadores; 727 municípios de 25 estados e DF.
Se Liga
Alfabetiza crianças que estão defasadas nos estudos porque repetiram várias séries por não saberem ler nem escrever. O Se Liga é adotado como política pública nas redes municipais e estaduais de ensino para ajudar na correção do fluxo escolar. Em 2010, beneficiou: 71.661 crianças; 3.409 educadores; 802 municípios de 25 estados e DF.
Gestão Nota 10
Oferece capacitação e ferramentas aos diretores de escola e equipes das secretarias de educação para que gerenciem melhor o aprendizado, trabalhando com indicadores e estabelecendo metas a serem cumpridas. Uma solução adotada como política pública nas redes de ensino municipais e estaduais para acabar com a má qualidade de ensino Em 2010, beneficiou: 1.154.576 crianças; 35.145 educadores; 556 municípios de 19 estados.
Circuito Campeão
Gerencia e acompanha o aprendizado nas redes de ensino municipais e estaduais para evitar o analfabetismo, a repetência e o abandono escolar do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. É política pública nas redes municipais e estaduais. Em 2010, beneficiou: 538.763 crianças; 19.624 educadores; 596 municípios de 22 estados.
Fórmula da Vitória
O Programa é voltado aos alunos do 6º ao 9º ano, defasados em alfabetização ou que apresentam dificuldades de leitura e escrita. Atualmente é política pública em redes municipais. Em 2010, beneficiou: 3.569 jovens; 212 educadores; 2 municípios de 2 estados.
Programas para a Educação Complementar
Os programas da área de Educação Complementar do InstitutoAyrton Senna têm como principal proposta promover a qualificação do processo educacional nos períodos em que o aluno não está na escola (contraturno) ou quando ele frequenta uma escola de tempo integral, para reforçar o seu aprendizado e o seu pleno desenvolvimento.
SuperAção Jovem
Os jovens aprendem em times e, por meio da leitura, do raciocínio lógico e da resolução de problemas, criam projetos para solucionar deficiências da escola, da comunidade ou da própria aprendizagem. É política pública em redes de ensino municipais e estaduais. Em 2010, beneficiou: 152.388 jovens; 2.339 educadores; 184 municípios de 2 estados.
Educação pela Arte
Capacita educadores para que, por meio da arte, ajudem crianças e jovens a desenvolverem competências, alcançando sucesso na escola e na vida profissional. O Programa acontece em parceria com ONGs que trabalham a educação para o desenvolvimento humano por meio das diversas manifestações artísticas. Em 2010, beneficiou: 2.765 crianças e jovens; 497 educadores; 9 municípios de 8 estados.
Educação pelo Esporte
Crianças e jovens desenvolvem, por meio de atividades esportivas, o gosto pela leitura e pela escrita, sendo estimulados a valorizar a escola. O Programa acontece nos campi das universidades parceiras. Em 2010, beneficiou: 12.115 crianças e jovens; 934 educadores; 15 municípios de 7 estados.
Programa para a Educação e Tecnologia
O programa da área de Educação e Tecnologia do InstitutoAyrton Senna, além de viabilizar a inclusão digital no ambiente escolar, tem como principal proposta promover a qualificação do processo educacional, gerando a interdisciplinaridade por meio de projetos de aprendizagem em que a relação professor e aluno é de mútua cooperação. Tudo por meio do computador e da internet.
Escola Conectada
Utiliza a tecnologia digital na sala de aula para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, coleta, análise e interpretação de dados e capacidade de acesso à informação. É política pública nas redes municipais de ensino. Em 2010, beneficiou: 20.920 crianças e jovens; 592 educadores; 11 municípios de 5 estados.
www.senna.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário