23 agosto 2016

A MAIOR GALÁXIA CONHECIDA

IC-1101

IC-1101 é um galáxia elíptica supergigante no centro do aglomerado de galáxias Abell 2029. Ela é classificada como uma galáxia cD. Está a 1 bilhão de anos-luz de distância, na constelação de Serpens. Essa galáxia tem um diâmetro de aproximadamente 6 milhões de anos-luz, e é atualmente (desde 2011) a maior galáxia conhecida em termos de largura. Acredita-se que contenha até 100 trilhões de estrelas, em comparação com nossa galáxia estimada em 200 bilhões de estrelas, ou a Andrômeda estimada em 400 bilhões. Se estivesse no lugar da nossa galáxia, engoliria a Grande Nuvem de Magalhães, a Pequena Nuvem de Magalhães, a Galáxia de Andrômeda e a Galáxia do Triângulo.

Tamanhos de galáxias comparados à IC-1101.

Via Lactea, Andrômeda (M-31), M-87 e IC-1101.

Comparações de algumas galáxias.

22 agosto 2016

RED SECTOR A - Rush

A visual remix of "Schindler's List" to the canadian band "Rush" song "Red Sector A". "Red Sector A" is written from the point of view of a young person whose family is in a concentration camp. The images from Speilberg's film fit the lyrics perfectly.
Lyrics by Neil Peart. Music by Neil Peart, Geddy Lee and Alex Lifeson. Property of Anthem Entertainment.
Visual images from "Schindler's List". Property of Universal Entertainment.

Um remix visual com o filme "A lista de Schindler" para a música "Red Sector A" da banda canadense "Rush". "Red Sector A" foi escrita como o ponto de vista de um jovem cuja família estava em um campo de concentração. As imagens do filme de Spielberg encaixaram-se muito bem à letra.
Letra de Neil Peart. Música de Neil Peart, Geddy Lee e Alex Lifeson. Propriedade de Anthem Entertainment.
Imagens do filme "A Lista de Schindler". Propriedade da Universal Entertainment.

Video: RED SECTOR A - RUSH and images from "Schindler's List" movie.

"Grace under pressure" - Rush - released 1984.

"Red Sector A" - Rush (1984 Album: "Grace under pressure")

All that we can do is just survive
All that we can do to help ourselves is stay alive

Ragged lines of ragged grey
Skeletons, they shuffle away
Shouting guards and smoking guns
Will cut down the unlucky ones

I clutch the wire fence until my fingers bleed
A wound that will not heal
A heart that cannot feel
Hoping that the horror will recede
Hoping that tomorrow we'll all be freed

Sickness to insanity
Prayer to profanity
Days and weeks and months go by
Don't feel the hunger 
Too weak to cry

I hear the sound of gunfire at the prison gate
Are the liberators here?
Do I hope or do I fear?
For my father and my brother, it's too late
But I must help my mother stand up straight

Are we the last ones left alive?
Are we the only human beings to survive?

04 agosto 2016

UM BINÓCULO PARA VER OBJETOS CELESTES

OBSERVAÇÃO CELESTE COM BINÓCULO

Lua: Você conseguirá ver um número inacreditável de crateras e formações rochosas, com grande brilho. Por causa de sua superfície brilhante, é melhor observada nos quartos crescente e minguante. A lua cheia, apesar de mostrar mais a superfície, não revela tantos detalhes devido ao brilho intenso.



Lua: Satélite natural da Terra.

Júpiter e suas luas: Binóculos de boa qualidade revelam o disco planetário e suas quatro luas galileanas, cuja posição muda de noite para noite. Se tiver tempo, passe algumas horas olhando Júpiter. Provavelmente você verá isto acontecendo, principalmente se alguma delas estiver em transição na frente ou atrás do planeta.



Júpiter (disco maior) e suas 4 luas principais: Io, Ganimedes, Calisto e Europa; descobertas por Galileu Galilei.

Via Láctea: Observar a Via Láctea com binóculos é um prato cheio de objetos, principalmente numa noite de inverno*. Você encontrará milhares de aglomerados estelares, nebulosas e pequenas “fumaças”. É a garantia de uma noite imensamente prazerosa.


A Via Láctea.

Enxames estelares em Sagitário: a parte da Via Láctea próxima à constelação de Sagitário (“O pote de chá”) revela seus mais ricos detalhes no céu noturno. É preciso ter cuidado para um observador não se perder por aqui, é simplesmente uma concentração de enxames abertos, globulares e nebulosas, o que torna muitas  vezes difícil identificar alguns objetos devido à sua proximidade. No pote de chá você encontrará a nebulosa da lagoa, a nebulosa do cisne e a da águia, o enxame estelar M24 e dezenas de aglomerados abertos. Vale a pena passar boa parte da noite identificando-os. É recomendável usar um mapa estelar ou software apropriado para fazer esta identificação.



Messier 24 não é um objeto do céu profundo por definição, mas sim uma gigantesca nuvem estelar da Via-Láctea. É um pseudo-aglomerado de estrelas com milhares de anos-luz de diâmetro, parte de um dos braços da galáxia (Braço de Sagitário) que não foi encoberta pela densa nuvem interestelar. Situa-se a uma distância entre 10 000 a 16 000 anos-luz da Terra. 

Plêiades: este aglomerado aberto na constelação de Touro apresenta 5 ou 6 estrelas a olho nu, mas no binóculo aparecem como dúzias de estrelas levemente azuis.



Plêiades.

Galáxia de Andrômeda: facilmente localizável nos céus de inverno, mesmo a olho nu, num céu bem escuro, esta majestosa “ilha” celeste preenche uma grande parte do campo de visão de um binóculo. Você verá as cores e seu disco, talvez até a poeira escura nas suas bordas, dependendo do binóculo.



A Galáxia Andrômeda.

Nebulosa de Órion: uma das mais bonitas nebulosas no céu, esta nebulosa expansiva de céu de verão (hemisfério sul) brilha intensamente, exibindo mechas e gavinhas intrincadas. No seu coração há uma estrela binária fácil de separar e uma estrela quádrupla bastante luminosa, chamada trapézio, que pode ser separadas com o auxilio de um binóculo com aumento de 11 vezes ou mais. Um binóculo 12x60 separa as estrelas do trapézio satisfatoriamente.



Nebulosa de Órion na Constelação de Órion.

Enxame Duplo de Perseu: estando a meio caminho entre a constelação de Cassiopéia e a constelação de Perseu, este enxame duplo é um verdadeiro delírio de se observar no binóculo.


NGC 884 + NGC 869: também conhecido como Enxame estelar duplo h+χ(Qui), consiste num par de enxames estelares abertos, relativamente próximos um do outro ( a poucas centenas de anos-luz entre ambos).

Albireu: esta estrela dupla brilhante na cabeça da constelação do cisne, notável pela beleza do seu contraste de cor (uma com brilho amerelo e outra com brilho azul), é facilmente separável com um binóculo de 10x50.



Estrela dupla na Constelação do Cisne (Cygnus).

Enxame estelar do Escudo: este impressionante campo de estrelas contém o aglomerado aberto do pato selvagem e algumas nebulosas de absorção. Facilmente visível em qualquer binóculo de boa qualidade.



Constelação do Escudo (Scutum).


Existem muitos outros objetos facilmente identificáveis com binóculos fora desta lista, mas observar estes objetos é um bom ponto de partida. Boa observação!
Esta lista foi baseada nas capacidades de um binóculo 7x50 ou 10x50 de boa qualidade.

* * * * *

03 agosto 2016

CONVITE: TROCA DE LIVROS - no IIPC - São Paulo

IIPC | São Paulo | Convite: Troca de Livros!

Se você tem livros lidos em sua estante em casa e deseja trocá-los por outros, uma boa oportunidade será neste próximo sábado do IIPC de São Paulo.

Folder do evento.

PROGRAMAÇÃO IIPC SÃO PAULO

     Agenda de Eventos do IIPC de São Paulo.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda à sexta: das 13h00 às 22h00.
Sábados: das 8h às 20h00 - Domingos: das 08h00 às 13h00.

PALESTRAS GRATUITAS

Sexta-feira 19h30 - Sábados 15h00.

TELEFONES

+55 (11) 3287-9705 e +55 (11) 3287-9706.

NÚCLEOS DE EXTENSÃO

     Campinas
     São Bernardo do Campo
     Mogi Mirim
          – Casa Branca
          – Mogi Guaçu (Anglo)
          – Mogi Guaçu (Blu Hotel)
     São José dos Campos
     Itajubá


Sobre o IIPC

O Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC) é uma instituição de Educação e Pesquisa Científica, pacifista, laica, universalista, sem fins de lucro, não doutrinária, independente, que se destaca pela excelência em cursos e publicações técnico-científicas sobre as ciências Projeciologia e Conscienciologia.

As ciências Projeciologia – estudo da Projeção da Consciência ou da Experiência Fora do Corpo – e a Conscienciologia – pesquisa da consciência, ego ou personalidade de maneira integral – foram propostas no Brasil e vêm conquistando espaço internacional, propondo novo paradigma para pesquisar a consciência.

Nas pesquisas projeciológicas e conscienciológicas, a consciência é estudada através do paradigma consciencial, facultando-lhe atuar, ao mesmo tempo, na condição de pesquisador, experimentador e objeto de pesquisa. São considerados outros corpos de manifestação, além do corpo biológico, a atuação em dimensões físicas e extrafísicas, o histórico de vidas e as interações bioenergéticas com seres e ambientes.

As pesquisas e as atividades oferecidas – Palestras Gratuitas, Seminários de Pesquisa, Cursos, Publicações, Congressos e Worshops – objetivam expandir e melhorar o entendimento da natureza humana e o desenvolvimento das habilidades parapsíquicas, através da investigação científica das manifestações da consciência, da experiência fora do corpo, da experiência de quase-morte (EQM) e demais fenômenos projeciológicos.