21 setembro 2015

E = m.c² (Demonstração Matemática)

E = m.c²

Demonstração matémática da equação de Albert Einstein.

E = m.c² é uma equação da física moderna utilizada como parte da Teoria ou Princípio da Relatividade, desenvolvida pelo físico Albert Einstein.

A famosa equação determina a relação da transformação da massa de um objeto em energia e vice-versa, sendo que "E" é a energia, "m" a massa e "c" é a velocidade da luz ao quadrado, considerada a única constante do Universo.

Sabendo que a velocidade da luz é de aproximadamente 300.000 km/s, a Teoria da Relatividade supõe que caso uma massa consiga superar a velocidade da luz, conseguiria ultrapassar a barreira do tempo e espaço.

Albert Einstein publicou em 1905 um artigo chamado "A Inércia de um corpo dependerá de seu conteúdo energético?", onde apresentou pela primeira vez a equação que define a relação de massa e energia.

Em comparação com os atuais padrões tecnológicos, uma "pequena" quantidade de massa, viajando no vácuo na velocidade da luz, produziria uma quantidade de energia muito "grande".

Unidades.

09 setembro 2015

COSMOS (Episódio Extra)

Capítulo Extra

COSMOS - CAPÍTULO EXTRA.

Entrevista de Carl Sagan.

A série "Cosmos" conta oficialmente com 13 episódios. Contudo, convenciona-se adotar como um Episódio Extra a entrevista de Carl Sagan à Ted Turner, na qual ambos conversam sobre os avanços tecnológicos e as descobertas feitas desde a primeira exibição da série.

A entrevista aparece como o décimo quarto episódio na versão em laser disc, lançada no início da década de 1990.

Veja toda a série de episódios de "Cosmos" no blog.