Postagem em destaque

CURVATURA DA TERRA

Terra: formação geoide, muito próxima de uma esfera. SOBRE A CURVATURA DA TERRA Vejam nestes links que ajudam: https://www....

30 maio 2015

EVOLUÇÃO HUMANA (Parte 6) Homo

Homo

Homo é o gênero que inclui os humanos modernos (Homo sapiens) e espécies estreitamente relacionadas com eles. Estima-se que o gênero tenha se iniciado há cerca de 2,5-3,2 milhões de anos, evoluindo de ancestrais australopitecíneos com o surgimento do Homo habilis. O H. habilis, especificamente, é considerado descendente direto do Australopithecus garhi, que viveu cerca de 2,5 milhões de anos atrás. No entanto, em maio de 2010, o Homo gautengensis foi descoberto, uma espécie que acredita-se ser ainda mais antiga que o H. habilis.

O mais saliente desenvolvimento fisiológico entre as duas espécies é o aumento da capacidade encefálica (ou craniana), de cerca de 450 cm³ no A. garhi para 600 cm³ no H. habilis. Dentro do gênero Homo, a capacidade craniana novamente foi duplicada entre o H. habilis e o Homo ergaster, ou através do H. erectus ao Homo heidelbergensis, de 0,6 milhões de anos atrás. A capacidade craniana do H. heidelbergensis sobrepôs-se com a variação encontrada nos humanos modernos.

Acreditava-se que o advento do gênero Homo tinha coincidido com a primeira evidência do uso ferramentas de pedra (a indústria Olduvaiense) e assim, por definição, com o início do período Paleolítico Inferior. No entanto, uma recente evidência encontrada na Etiópia indicou que a primeira vez que houve a utilização de ferramentas de pedra ocorreu há 3,39 milhões de anos. O surgimento do gênero Homo coincide aproximadamente com o início da glaciação do Quaternário, o início da era do gelo atual.

Todas as espécies desse gênero, exceto o Homo sapiens (os humanos modernos) estão extintas. O Homo neanderthalensis, tradicionalmente considerado o último parente humano vivo, extinguiu-se há cerca de 24 mil anos. No entanto, uma recente descoberta sugere que uma outra espécie, o Homo floresiensis, descoberto em 2003, pode ter vivido tão recentemente como há 12 mil anos. Os outros Homininae sobreviventes - os chimpanzés e gorilas - têm um alcance geográfico limitado. Em contraste, a evolução dos seres humanos é uma história de migrações e miscigenações. De acordo com estudos genéticos, os humanos modernos foram criados a partir de "pelo menos dois grupos" de seres humanos antigos: os Neandertais e os Denisovanos. Os seres humanos deixaram a África várias vezes para ocupar a Eurásia e, finalmente, Américas, Oceania e o resto do mundo.

Etimologia

Nas ciências biológicas, em particular na antropologia e na paleontologia, o nome comum para todos os membros do gênero Homo é "humano".

A palavra homo é latina, no sentido original de "ser humano", ou "homem" (no sentido de gênero-neutro). A palavra "humano" em si vem do latim humanus, um cognato adjetivo para homo, que acredita-se ter sido derivada de uma palavra proto-indo-européia para "terra", reconstruída como *dhǵhem-.

O nome binominal Homo sapiens é atribuído a Carl Linnaeus (1758).

Nomes de outras espécies começaram a ser cunhados na segunda metade do século XIX (H. neanderthalensis - 1864, H. erectus - 1892).

Espécies

O estatuto de espécies como o Homo rudolfensis, H. ergaster, H. georgicus, H. antecessor, H. cepranensis, H. rhodesiensis e H. floresiensis permanece em debate. O H. heidelbergensis e o H. neanderthalensis estão estreitamente relacionados uns aos outros e têm sido considerados como uma subespécie de H. sapiens. Recentemente, o DNA nuclear de um espécime Neanderthal da Caverna Vindija foi sequenciado utilizando dois métodos diferentes que produziram resultados semelhantes em relação às linhagens do Neanderthal e do H. sapiens, com ambas as análises, sugerindo uma data para a divisão entre 460.000 e 700.000 anos atrás, embora uma fração de população de cerca de 370.000 anos seja inferida. Os resultados de DNA nucleares indicam que cerca de 30% dos alelos derivados no H. sapiens também estão na linhagem do Neanderthal. Esta alta frequência pode sugerir algum fluxo gênico entre ancestrais humanos e populações neandertais.

Tabela das espécies Homo (clique na imagem para ampliar).

Espécies Homo:
  • Homo gautengensis
  • Homo habilis
  • Homo erectus (entre eles Pithecanthropus erectus)
  • Homo antecessor
  • Homo ergaster
  • Homo heidelbergensis
  • Homo neanderthalensis
  • Homo floresiensis
  • Homo sapiens (Homo sapiens sapiens)


H. gautengensis: É uma espécie de hominídeo descoberta na África do Sul. Os restos fósseis descobertos em 1977 nas cavernas Sterkfontein, próxima a Johannesburg, só foram descritos em 2010. Viveu entre cerca de 1,9 - 0,6 milhões de anos.

H. habilis: Viveu entre cerca de 2,4 a 1,8 milhões de anos atrás (MAA). O H. habilis, a primeira espécie do gênero Homo, evoluiu no sul e no leste da África no final do Plioceno ou início do Pleistoceno, 2,5 - 2,0 MAA, quando divergiu do Australopithecines. O H. habilis tinha molares menores e cérebro maior que os Australopithecines, e faziam ferramentas de pedra e talvez de ossos de animais.

H. erectus: Viveu entre cerca de 1,8 (incluindo o ergaster) ou de 1,25 (excluindo o ergaster) a 0,70 MAA. No Pleistoceno Inferior, 1,5 - 1,0 MAA, na África, Ásia, e Europa, provavelmente Homo habilis possuía um cérebro maior e fabricou ferramentas de pedra mais elaboradas; essas e outras diferenças são suficientes para que os antropólogos possam classificá-los como uma nova espécie, H. erectus. Um exemplo famoso de Homo erectus é o Homem de Pequim; outros foram encontrados na Ásia (notadamente na Indonésia - antes chamados de Pithecanthropus erectus), África, e Europa. Muitos paleoantropólogos atualmente utilizam o termo Homo ergaster para as formas não asiáticas desse grupo, e a denominação H. erectus apenas para os fósseis encontrados na região da Ásia e que possuam certas exigências esqueléticas e dentárias que diferem levemente das do ergaster.

H. antecessor: É um hominídeo extinto que surgiu há cerca de 1,2 milhão de anos e perdurou, pelo menos, até cerca de 800 mil anos (Pleistoceno inferior). É considerado o hominídeo mais antigo da Europa.

H. ergaster: Viveu entre 1,8 a 1,25 Milhões de anos. Também conhecido como Homo erectus ergaster.

H. heidelbergensis: O Homem de Heidelberg viveu entre cerca de 800 a 300 mil anos atrás. Também conhecido como Homo sapiens heidelbergensis e Homo sapiens paleohungaricus.

H. floresiensis: Viveu há cerca de 12 mil anos (anunciado em 28 de Outubro de 2004 no periódico científico Nature). Apelidado de "hobbit" por causa de seu pequeno tamanho.

H. neanderthalensis: Viveu entre 250 e 30 mil anos atrás. Também conhecido como Homo sapiens neanderthalensis. Há um debate recente sobre se o "Homem de Neanderthal" foi uma espécie separada, Homo neanderthalensis, ou uma subespécie de H. sapiens. As evidências de análises do DNA mitocondrial e do Y-cromosomal DNA, atualmente indicam que não houve fluxo genético entre o H. neanderthalensis e o H. sapiens, e, eram espécies diferentes. Investigações de uma segunda fonte de DNA de Neanderthal confirmaram esses achados. Em 2010 um estudo do Projeto do Genoma do Neandertal foi publicado na revista Science e afirma que ocorreram cruzamentos entre as duas espécies.

Homo sapiens: Surgiu há cerca de 200 mil anos. No período interglacial do Pleistoceno Médio, há cerca de 250 mil anos, a tendência de expansão craniana e a tecnologia na elaboração de ferramentas de pedra desenvolveu-se, fornecendo evidências da transição do H. erectus ao H. sapiens. As evidências sugerem que houve uma migração do H. erectus para fora da África, então uma subsequente especiação para o H. sapiens na África (há poucas evidências de que essa especiação ocorreu). Uma subsequente migração dentro e fora da África eventualmente substituiu o anteriormente disperso H. erectus. Entretanto, a evidência atual não impossibilita a especiação multirregional. Um estudo genético de um grande número de populações humanas atuais, feito desde 2003 na Universidade da Pensilvânia sugere que o "berço da humanidade" ficaria na região dos Khoisan (Hotentotes), mais próxima do litoral da Fronteira Angola-Namíbia.

Migração e Miscigenação

O Homo habilis, que é considerado o primeiro membro do gênero Homo, deu origem ao Homo ergaster. Alguns H. ergaster migraram para a Ásia, onde eles são chamados Homo erectus, e para a Europa com o Homo georgicus. O H. ergaster na África e o H. erectus na Eurásia evoluíram separadamente por quase dois milhões de anos e, presumivelmente, separaram-se em duas espécies diferentes. O Homo rhodesiensis, que era descendente do H. ergaster, migrou da África para a Europa e se tornou o Homo heidelbergensis e, mais tarde (cerca de 250.000 anos atrás), o Homo neanderthalensis e o hominídeo de Denisova na Ásia. O primeiro Homo sapiens, descendente do H. rhodesiensis, surgiu na África cerca de 250.000 anos atrás. Há cerca de 100.000 anos, alguns H. sapiens sapiens migraram da África para o Levante e se reuniram com os neandertais residentes, com alguma miscigenação genética. Mais tarde, cerca de 70.000 anos atrás, talvez depois da catástrofe de Toba, um pequeno grupo deixou o Levante para preencher a Eurásia, Austrália e, mais tarde, as Américas. Um subgrupo entre eles encontrou os Denisovanos e, depois de alguma miscigenação, migraram para preencher a Melanésia. Neste cenário, a maior parte das pessoas não-africanas de hoje têm origem africana ("hipótese da origem única"). Contudo, também houve alguma mistura entre os neandertais e os Denisovanos, que evoluíram localmente (a "evolução multirregional"). Resultados genômicos recentes do grupo de Svante Pääbo também mostram que há 30.000 anos, pelo menos, três subespécies principais co-existiram: os Denisovans, Neandertais e os Cro-magnons. Hoje, apenas o Homo sapiens sapiens sobreviveu, sem outras espécies ou subespécies existentes.

A expansão do Homo sapiens sapiens (clique na imagem para ampliar).

A África aparece como ponto inicial da migração. Ela está na parte superior à esquerda e a América do Sul, na extremidade direita (clique na imagem para ampliar).
Padrões migratórios são baseados em estudos de disfunção mitocondrial (matrilinear) no DNA.
Nesse mapa, os números representam milhares de anos antes do presente. Seus períodos estão identificados na tabela ao lado do mapa.
A linha azul representa área coberta de gelo ou tundra durante a última grande era glacial.
As letras representam grupos que apresentam o DNA mitocondrial (DNA que existe nas mitocôndrias de todas as células dos homens com a característica de terem sido herdados apenas da mãe. Raramente a herança pode ser também paterna). O DNA mitocondrial (Haplogroups) pode ser usado para definir populações genéticas e muitas vezes são orientados geneticamente.
Por exemplo, são comuns as seguintes DE mtDNA Halogroups.
       -   Africano: L, L1, L2, L3, L3;
       -   Próximo Oriente: J, N;
       -   Sul da Europa: J, K;
       -   Geral Européia: H, V;
       -   Europa do Norte: T,U,X;
       -   Ásia: A, B, C, D, E, F e G (nota: M é composto por C, D, E e G);
       -   Native American: A, B, C, D e às vezes X;
No mapa as linhas pretas determinam o caminho da espécie humana a partir da África.
As linhas coloridas determinam o tempo (quantos anos aconteceram as trajetórias).
As letras são resultados das pesquisas através de parte dos genes que são transmitidos pelo lado materno (DNA mitocondrial).

Rotas de grupos de hominídeos "Homo" (clique na imagem para ampliar).

* * * * * * * * * * *

Fonte principal: Wikipedia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário