Postagem em destaque

CURVATURA DA TERRA

Terra: formação geoide, muito próxima de uma esfera. SOBRE A CURVATURA DA TERRA Vejam nestes links que ajudam: https://www....

18 maio 2014

AINDA HÁ BOAS PESSOAS NO MUNDO / THERE ARE STILL GOOD PEOPLE IN THE WORLD (compartilhe / share this)

CORTESIA
Совершай добрые дела!

Nos dias que correm, muitas pessoas esqueceram o que é ser cortês, ou o verdadeiro sentido da palavra cortesia. O termo cortesia, derivado de "court" (corte) era usado para designar o conjunto de qualidades do nobre e o modo de viver da aristocracia. A cortesia não é apenas o código de etiqueta próprio do modo de vida da corte, mas uma verdadeira moral idealizada da elite feudal. É uma noção muito concreta, ainda que muito ampla, pois supõe a perfeição moral e social do homem: lealdade, generosidade, valentia, boa educação, convivência, concórdia, etc.. Aquele que é cortês sabe que não é o centro do mundo, é uma pessoa que pensa nos demais e em seus sentimentos, tal como o cavaleiro fazia, que colocava o bem-estar da sua rainha e do seu reino acima da sua própria vida. A cortesia tem de nascer do coração pois é um ato de generosidade. Gastón Courtois disse que a cortesia "é filha do respeito ao próximo e irmã da caridade".

Simples assim, apenas assista (Tempo: 05 min. 33 seg.). Boas ações gravadas na Rússia.
(Share the inspirational video to spread the kindness! Feel free to make a better world by helping! Good people are everywere! Yet!).
Song: The Arrival of the Birds - Cinematic Orchestra.
Song link: http://fblink.us/NslSE

Textos do vídeo:

"Любой поступок способен стать самым добрым, если в нет корысти.
Совершай добрые дела!
Когда вы последний раз совершали доброе дело?"

"Qualquer ato é capaz de se tornar o maior bem, se não houver interesse.
Praticar boas ações!
Quando foi a última vez que você fez uma boa ação?"

Cena extraída do vídeo citado acima.

Esta deve estar presente sempre, e em tudo, ou seja, não basta sermos generosos e até colaborar de vez em quando com instituições de caridade, é preciso também, por exemplo, cortesia no diálogo, pois esta é a ponte perfeita para uma boa conversa, há que ter a noção que: o que é interessante para mim pode não o ser para os outros, então, há que parar e escutar também, o silêncio também se pode partilhar, aliás, esses momentos de silêncio entre dois amigos podem ser muito importantes para a alma, pois esses são os momentos em que esta se pode manifestar.

Uma dica para nos facilitar esta dura tarefa que é ser corteses: trabalhem a atenção, ou seja, estejam atentos ao que dizem, pensam e falam, pois no dia em que o conseguirmos, estaremos mais próximos.

A cortesia é um dos alicerces para cimentar o nosso crescimento interior, esta deve refletir nos nossos atos, pensamentos e emoções, só assim a nossa Alma é livre de seguir crescendo.

- Será que somos verdadeiramente corteses?
- Estamos agindo corretamente no nosso dia a dia sem prejudicar outras pessoas?
- Quantas vezes será que já falhamos?

O Lobo e a Ovelha (uma fábula sobre cortesia)

"Um lobo, muito ferido devido às várias mordidas de cachorros, repousava doente e bastante debilitado em sua toca.

Como estava com fome, ele chamou uma ovelha que ia passando ali perto, e pediu-lhe para trazer um pouco da água de um regato que corria ao lado dela.

Assim, falou o lobo, se você me trouxer água, eu ficarei em condições de conseguir meu próprio alimento.

Claro, respondeu a ovelha, se eu levar água para você, sem dúvida eu serei esse alimento."

Moral da História: um hipócrita não consegue disfarçar suas verdadeiras intenções, mesmo quando tenta se expressar com cortesia.

Notas sobre O Autor: Esopo, o mais conhecido dentre os fabulistas, foi sem dúvida um grande sábio que viveu na antiguidade. Sua origem é um mistério cercado de muitas lendas. Mas, pode ter ocorrido por volta do ano 620 A.C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário