Postagem em destaque

CURVATURA DA TERRA

Terra: formação geoide, muito próxima de uma esfera. SOBRE A CURVATURA DA TERRA Vejam nestes links que ajudam: https://www....

08 abril 2014

OS 10 MAIORES PAÍSES DO MUNDO

Lista dos 10 maiores países em extensão territorial (Área em milhões de quilômetros quadrados)

1° - Rússia - 17,10 milhões de km²

Na primeira posição, como maior país do mundo em extensão territorial temos a Rússia, e com tamanho muito expressivo, de 17,10 milhões de km². O país atravessa 2 continentes, a Europa e Ásia. Faz divisa pela extensão total Leste/Oeste com 14 países, sendo estes: Noruega, Bielorrússia, Finlândia, Lituânia, Letônia, Estônia, Polônia, Azerbaidjão, Geórgia pelo lado europeu, China, Coreia do Norte, Cazaquistão, e Mongólia pelo lado asiático.

2° - Canadá - 9,98 milhões de km²

A segunda posição entre os 10 maiores países pelo mundo é do Canadá, com a primeira posição referente ao continente americano. O país somente faz fronteira com os EUA. O território em extensão é impressionante, mas a população é considerada pequena, com densidade demográfica muito baixa.

3° - China - 9,59 milhões de km²

A população da China também é igualmente assustadora em quantidade, assim como a extensão do país, com 9,59 milhões de km², ocupando o terceiro lugar entre as maiores nações do mundo. Trata-se da maior população do mundo, e está localizado na Ásia, com divisa envolvendo 14 países. Os países são Cazaquistão, Rússia, Quirguistão, Mongólia, Afeganistão, Tadjiquistão, Índia, Nepal, Paquistão, Laos, Myanmar, Butão, Coreia do Norte e Vietnã.

4° - Estados Unidos - 9,37 milhões de km²

Os EUA, potência mundial, ocupam a quarta posição na seleção dos 10 maiores países. Localizado na América do Norte, permanece atrás apenas do Canadá. Pelo sul, os Estados Unidos fazem fronteira com México. A área mencionada referente aos EUA já inclui os territórios do Alasca e Hawaii, que não se encontram anexados.

5° - Brasil - 8,51 milhões de km²

O Brasil é o maior país da América do Sul, e ocupa o quinto lugar entre os 10 maiores países do mundo. É ainda o terceiro maior das Américas, e a característica especial do Brasil é fazer fronteira com quase todos os países da América do Sul, Paraguai, Argentina, Uruguai, Colômbia, Peru, Bolívia, Suriname, Venezuela, Guiana e Guiana Francesa. As exceções são Equador e Chile.

6°- Austrália - 7,69 milhões de km²

A Austrália é considerada ilha e massa continental da Oceania, muito distante da posição anterior da Índia nessa seleção dos 10 maiores países pelo globo; a Austrália apresenta marca de 7,69 milhões de km² em extensão. A Austrália não faz divisa terrestre com outra nação, mas alguns países são próximos como Nova Zelândia, e Ilha de Nova Caledônia.

7° - Índia - 3,29 milhões de km²
A população da Índia também é enorme, e o país ocupa o sétimo lugar entre os maiores países pelo mundo. A densidade geográfica se resume em torno de 310 hab./km², muito alta. A Índia faz fronteira com China, Nepal, Paquistão, Bangladesh, Myanmar, Butão, e também com Sri Lanka, ilha ao sul do país.

8° - Argentina - 2,78 milhões de km²
Ocupa a oitava posição nesta seleção, fazendo fronteira com 5 países: Brasil, Chile, Uruguai, Bolívia e Paraguai. A Argentina representa o segundo maior país na América do Sul, e ainda o quarto das Américas.

9° - Cazaquistão - 2,72 milhões de km²
São 2,72 milhões de km² para a nona posição entre os maiores países, com o Cazaquistão. Já pertenceu à antiga União Soviética, e está na Ásia, com pequena parte europeia. O Cazaquistão é o quarto maior país no continente asiático, com fronteira com China e Rússia, Quirguistão, Uzbequistão e Turcomenistão.

10° - Argélia - 2,38 milhões de km²
A Argélia é localizada ao norte da África, esta denominada o maior continente. O país ocupa a décima posição entre os maiores do mundo, e faz divisa com sete outros países, que são Saara Ocidental, Marrocos, Tunísia, Líbia, Mali, Níger e Mauritânia.



Maiores países do mundo em extensão territorial. Comparativo por áreas em milhões de quilômetros quadrados (em escala).



* * * * *






* * * * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário