Postagem em destaque

CURVATURA DA TERRA

Terra: formação geoide, muito próxima de uma esfera. SOBRE A CURVATURA DA TERRA Vejam nestes links que ajudam: https://www....

20 maio 2013

RUÍNAS NA LÍBIA (APOLLONIA)

APOLLONIA (Líbia)
Apollonia era uma antiga colônia grega de Cirenaica cujas ruínas encontram-se na cidade líbia de Marsa Susa (atual).

Geografia
Apollonia era um porto e ficava a cerca de 13 km da cidade vizinha de Cirene. Fazia parte da Cirenaica, na atual região nordeste da Líbia, e abastecia a região.

História
A fundação da cidade remonta ao século VII a.C. através do trabalho de colonos de origem helênica. A cidade faz parte do chamado "Pentápolis Cirenaica", de origem grega, juntamente com Cirene, Hespérides-Berenice (Benghazi moderna), Tauchira-Arsinoe (hoje Tocra) e de Barca (atual Al Marj) cuja porto era então Ptolemais. Em 331 a idade foi conquistada por Alexandre, o Grande, mas permaneceu na esfera de influência helenística do reino ptolemaico. No primeiro século da era cristã, foi conquistada por Roma e tornou-se um município independente em relação a Cirene. Em 300, por Diocleciano, foi elevada à categoria de capital da província romana recém-formada da "Líbia Superior". Naquela época, ela foi renomeada Sosouza ("salvadora") pela divindade que era adorada na época (provavelmente Isis).

(1)
(1) Mapa de Apollonia com nomes das partes engolidas pelo mar durante o terremoto de 365 (clique na imagem para ampliar).

(2)
(2) Mapa atual de Apollonia na Líbia, indicando as principais ruínas existentes (clique na imagem para ampliar).

No ano de 365 sofreu grandes danos devido ao terremoto que atingiu a Cirenaica. Uma grande parte da cidade foi engolida pelo mar, como mostra o mapa acima. No início do século V experimentou um renovado esplendor, tornando-se um porto estratégico da frota bizantina. No século VI foi ainda revivida durante a chamada "Ananeosis" (Ἀνανέωσις), ou seja, o renascimento de Cirenaica, ordenado pelo imperador Justiniano. No entanto, após a conquista árabe do século VII, a cidade foi progressivamente sendo despovoada até seu total abandono durante a Idade Média. Somente no século XIX, foi repovoada por refugiados muçulmanos da ilha de Creta, que lhe deram o nome "Marsa Susa", extraído do antigo nome "Sosouza".

Vídeo feito por mim em 2010 num final de tarde, que dá uma vista geral da antiga colônia grega de Apollonia na atual Líbia. Ao fundo o Mar Mediterrâneo (Time 00 min 25 sec).

A Basílica Bizantina (Império Romano do Oriente) Central, às margens do Mar Mediterrâneo (Foto tirada por mim em 2010).

Interior do Palácio do Governador (Foto tirada por mim em 2010).

A Basílica Bizantina (Império Romano do Oriente) a Leste, às margens do Mar Mediterrâneo (Foto tirada por mim em 2010).
 
Basílica Bizantina (Império Romano do Oriente) a Leste, outra vista (Foto tirada por mim em 2010).

O Teatro Grego esculpido na rocha e próximo ao Mar Mediterrâneo (Foto tirada por mim em 2010).

Monumentos
Os restos arqueológicos de Apollonia (ruínas) incluem prédios e edificações que remontam as três civilizações que governaram a cidade: civilização grega, civilização romana e civilização bizantina (império romano do oriente). Da época grega ficaram os muros construídos no século III, e o teatro grego escavado na rocha, que também foi reconstruído pelo imperador Domiciano. Da época romana restaram as termas romanas, construídas pelo imperador Adriano. Da época bizantina restaram as basílicas bizantinas a oeste, centro e leste; e o Palácio do Governador. No mar, perto o suficiente da costa, há alguns naufrágios e restos de colunas gregas e romanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário