Postagem em destaque

CURVATURA DA TERRA

Terra: formação geoide, muito próxima de uma esfera. SOBRE A CURVATURA DA TERRA Vejam nestes links que ajudam: https://www....

20 janeiro 2011

POMPÉIA / POMPEII

FOTOS DA ANTIGA CIDADE DE POMPÉIA.

A antiga cidade de Pompéia foi destruída e soterrada no ano de 79 d. C. devido à grande erupção do vulcão Vesúvio na Itália.

A redescoberta de Pompéia aconteceu no Século XVIII. A partir de então cerca de 80% da antiga Pompéia foi redescoberta com as escavações, sendo trazida como cápsula do tempo à luz dos dias de hoje. As escavações ainda continuam atualmente.

Vista externa do Anfiteatro de Pompéia.

Vista interna do Anfiteatro de Pompéia.

Teatro Grande restaurado.

Arco de Nero e restaurante, próximos ao Forum de Pompéia.

Forum de Pompéia.

Crepúsculo em Pompéia.

Depois disponibilizarei mais fotos e informações sobre Pompéia.

Maiores informações no site: www.pompeiisites.org em italiano e inglês.

14 janeiro 2011

SOLUÇÃO DO CUBO MÁGICO - CUBO DE RUBIK (Parte 3)

Parte 3

Posicionar os cubos de borda da camada inferior com a orientação correta das cores.

Para completar este passo, use uma das duas seqüências TROCADORAS DE BORDA. Não se esqueça de que você deve posicionar os quatro cubos de borda inferiores trabalhando apenas na camada inferior.

Primeiramente verifique se pode posicionar um ou mais cubos apenas girando a camada inferior.

Orientações

3.1. O cubo de borda que você deseja posicionar está numa posição próxima. Use uma vez a seqüência TROCADORA DE BORDA adequada, lembrando sempre de segurar o cubo como indicado nos procedimentos da seqüência.

3.2. Se o cubo estiver na posição oposta à correta, utilize duas vezes a TROCADORA DE BORDA adequada.

Se você seguiu corretamente os procedimentos anteriores, seu cubo deve possuir uma cruz em cada uma das suas facetas. isso não impede que alguns cubos de canto já estejam em seus lugares e com orientação correta das cores.

Na próxima postagem a Parte 4.

08 janeiro 2011

IMPÉRIO ROMANO NAS RUAS DE ROMA

Isto é sem dúvida interessante!

Nas ruas de Roma, perto da estação "Metro Colosseo" numa das paredes externas do "Forum Romanum", pode-se encontrar estes "4 Mapas do Antigo Império Romano" feitos em pedra na "Via Dei Fori Imperiali". Esses mapas em pedra mostram as principais fases do Império Romano, desde a fundação da cidade de Roma até sua máxima extensão.

Vista geral dos mapas: "Via dei Fori Imperiali", 6 de Janeiro de 2011.

Abaixo as fotos dos 4 mapas:

Roma, século VIII a. C..

Domínio Romano em 146 a. C., depois das Guerras Púnicas.

Império Romano após a morte de Augusto 14 d. C..

Império Romano na máxima expansão no tempo de Trajano em 117 d. C..

Mapa do Império Romano em 117 d. C. (Mapa del Imperio Romano) (Roman Empire Map).

Espero que dê para perceber os detalhes das regiões e localidades da época com os nomes (clique em cima das fotos).

02 janeiro 2011

SOLUÇÃO DO CUBO MÁGICO - CUBO DE RUBIK (Parte 2)

2º Passo

Posicionar os cubos de borda da camada mediana com a orientação de cores escolhida.

Você deverá usar a seqüência TROCADORA DE BORDAS ou a TROCADORA DE BORDAS COM INVERSÃO. Considere um cubo na camada do meio. As cores dos dois cubos centrais adjacentes determinam as cores do cubo de borda. Os cubos pertencentes à camada mediana devem estar na própria camada do meio ou na inferior.

Se você pretende também inverter a orientação do cubo, use a seqüência TROCADORA DE BORDAS COM INVERSÃO.
Seqüência trocadora de bordas


Segure o cubo como na figura enquanto executa esta seqüência. Esta seqüência troca dois cubos de borda de posição mantendo suas cores. Isto força dois cubos da camada inferior a trocarem de posição também, mas não devem ser considerados no momento. Os demais cubos permanecerão em seus lugares.


Seqüência trocadora de bordas com inversão


Segure o cubo como na figura enquanto executa esta seqüência. Esta seqüência troca dois cubos de borda de posição invertendo a orientação de suas cores. Esta seqüência também troca dois cubos de canto de posição, mas não devemos considerá-los no momento. Os demais permanacerão em suas posições.


Orientações


2.1. Se o cubo de borda da camada mediana já estiver em seu lugar, porém, com orientação errada, mova-o para a camada inferior depois retorne-o ao seu lugar com a orientação correta utilizando as seqüências trocadoras de borda adequadas.


2.2. No caso de o cubo de borda estar a um passo de sua posição correta, na camada do meio, use uma vez a seqüência TROCADORA DE BORDAS, ou a seqüência TROCADORA DE BORDAS COM INVERSÃO, de acordo com a orientação desejada.


2.3. Se o cubo de borda que você deseja posicionar estiver dois passos longe do seu destino, (ver imagem acima, onde a camada visível é a inferior) use uma seqüência TROCADORA DE BORDAS para movê-lo para mais perto, ou gire a camada inferior de maneira adequada, já que não é preciso preocupar-se com ela agora. Feito isso, a situação é como o caso 2.2.

2.4. Quando o cubo de borda estiver em uma posição oposta à correta, na camada mediana, você deve movê-lo para a camada inferior, próximo ao seu lugar, depois retorná-lo à camada mediana usando a seqüência TROCADORA DE BORDAS correta.

2.5. O último caso é quando o cubo estiver na camada mediana porém do outro lado do cubo de Rubik. Neste caso você deve usar uma seqüência TROCADORA DE BORDAS para movê-lo à camada inferior. Mova o cubo para uma posição mais próxima na camada inferior girando-a ou usando uma seqüência TROCADORA DE BORDAS. Mais uma sequência TROCADORA DE BORDAS e o cubo estará na posição desejada.

O meio mais fácil é primeiramente colocar o cubo de borda na camada inferior abaixo do seu lugar, girando a camada do meio e a camada oposta a qual o cubo deve ficar. Depois mover o cubo de borda para a camada superior, e voltar às camadas que você moveu. Posicione novamente a camada superior, pois provavelmente ela girou.

Nos próximos dias teremos a Parte 3.

01 janeiro 2011

RECORDES DE VELOCIDADE


MAIOR VELOCIDADE ALCANÇADA POR UMA BICICLETA

Em 18 de setembro de 2008, Sam Whittingham conseguiu atingir no asfalto uma velocidade de 132,5 km/h em Battle Mountain, na sua NV Varna Diablo III. Muito impressionante para um veículo movido por humanos.

ESQUIADOR MAIS RÁPIDO DO MUNDO

Em Abril de 2006, em Les Arcs, França, o esquiador italiano Simone Origone estabeleceu um novo recorde mundial, conseguindo uma velocidade máxima de 251,4 km/h em um campeonato de esqui.

VELOCIDADE EM QUEDA LIVRE

Em 1958, o Projeto Excelsior foi iniciado para criar um sistema de pára-quedas, que permitiria uma descida segura após saltosde alta altitude. Para testar o sistema de pára-quedas, os engenheiros construiram um balão de 200 pés (61 metros) enchido com hélio com uma capacidade de cerca de 3 milhões de pés cúbicos (85.000 m³), que poderia levantar uma gôndola aberta e um piloto de testes para a estratosfera. Foi preciso tb desenvolver um terno pressurizado e capaz de suportar temperaturas de -70 ºC. Em 16 de agosto de 1960, Joseph Kittinger um antigo piloto da força Comando da Força Aérea dos Estados Unidos saltou da Excelsior III, a 102.800 pés (31.300 m) de altura. Ele caiu por quatro minutos e 36 segundos, alcançando uma velocidade máxima de 988,14 km/h. Kittinger estabeleceu o recorde mundial para o maior salto com pára-quedas, a maior queda livre e a descida em queda livre mais rápida do mundo.

Agora vem a parte motorizada da lista.

CARRO PRODUZIDO MAIS VELOZ DO MUNDO

Atualmente, o automóvel produzido que é o mais rápido do mundo é o SSC Ultimate Aero, que em 13 de setembro de 2007, alcançou uma velocidade de 412,28 km/h em West Richland, WA com um motor V8 duplo-turbo. O Aero conseguiu bater o Bugatti Veyron, que era o titular do recorde anterior e alcançou uma velocidade máxima de 408,47 km/h.

MAIOR VELOCIDADE NA ÁGUA

Em 8 de outubro de 1978, o corredor de lanchas australiano Ken Warby marcou seu recorde de velocidade em Blowering Dam, na Austrália. Sua velocidade máxima chegou aos 511,13 km/h.

TREM MAIS RÁPIDO DO MUNDO

O trem ferroviário mais rápido é o francês TGV (Train à Grande Vitesse) (francês de alta velocidade) que atingiu 574,8 km/h em teste no dia 3 de abril de 2007. Precisa de 32 km de pista para parar o trem quando está viajando a sua velocidade máxima, e é por esta razão que viaja comercialmente a 300-320 km / h, pois para frear a distancia necessária passa a ser de 8 Km.

MOTO MAIS RÁPIDA

Em 26 de setembro de 2008, o Top 1 Oil-Ack Attack Streamliner Motos pilotado por Rocky Robinson alcançou uma velocidade máxima de 580,833 km/h na Bonneville Salt Flats, Utah, E.U.A.. Primeiramente foi acelerado através de um caminhão e, em seguida, seu corpo se posicionou de forma a melhorar a aerodinamica, e a dupla de motores Sazuki acelerou a moto ao máximo para quebrar mais um recorde de velocidade.

MAIOR VELOCIDADE EM TERRA DO MUNDO

Em 15 de outubro de 1997, o piloto do Reino Unido, Andy Green, definiu um recorde de velocidade terrestre usando um super turbofan Thrust SSC no Deserto Black Rock, E.U.A.. Atingiu uma velocidade de 1.228 km/h em relação à distância de 1 milha e quebrou a barreira do som.

AVIÃO TRIPULADO MAIS VELOZ DO MUNDO

Em 28 de julho de 1976, o Capitão Eldon Joersz e o Major George W. T. Morgan quebraram o recorde de velocidade no ar, voando com um SR-71 BlackBird a uma velocidade de 3.529,56 km/h. O “pássaro-preto” também quebrou o recorde de altitude anterior voando a 85.069 pés (25,929.03 m).

MAIOR VELOCIDADE NO AR POR AERONAVE TRIPULADA

Uma aeronave propulsionada por um foguete não é tecnicamente um avião, por isso, tem sua própria categoria. Em 3 de outubro de 1967 Pete Cavaleiro, piloto norte-americano, voou um foguete X-15 a uma velocidade de incríveis 7.273 km/h, a uma altitude de 36,3 milhas (58,4 km), quebrando assim o recorde de velocidade máxima para aeronaves tripuladas.

MAIOR VELOCIDADE JÁ ALCANÇADA POR AERONAVE NÃO TRIPULADA

Em 16 de novembro de 2004 um avião supersônico X-43A atingiu o recorde de velocidade por aeronave não tripulada. Para fazer isso, um foguete Pegasus modificado foi lançado a partir de um Boeing B-52, a uma altitude de 13.157 metros. O foguete então anexou-se ao X-43A acelerando o mesmo, permitindo então que o X-43A alcançasse a velocidade máxima de 12.144 km/h.

NAVE ESPACIAL TRIPULADA MAIS RÁPIDA

Durante o regresso da Lua em 26 de maio de 1969, a Apollo 10 conseguiu atingir a mais rápida velocidade de um veículo tripulado, viajando a 39,896 km/h em relação à terra. Os membros da tripulação foram Thomas Stafford, John W. Young e Eugene Cernan.

NAVE ESPACIAL NÃO TRIPULADA

A Helios 2 , uma sonda espacial, foi lançada pela República Federal da Alemanha e pela NASA em meados dos anos 1970. Orbitava em torno do sol e retornava dados de volta à Terra. A nave espacial fornecia informações importantes sobre plasma solar, o vento solar, raios cósmicos, e poeira cósmica, e também sobre campo magnético e experimentos elétricos. Durante a sua órbita, a sonda alcançou uma velocidade de 252,792 km/h, tornando assim o veículo espacial mais rápido.

É, com certeza, a maior velocidade já alcançada partindo de uma ação do homem.